Desenvolvimento Social: Roda de conversa discute atendimento humanizado aos usuários

Evento reuniu cerca de 30 psicólogos da pasta que discutiram sobre combate aos diversos tipos de preconceitos

Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 05/09/2023 às 14:18
Desenvolvimento Social: Roda de conversa discute atendimento humanizado aos usuários
Evento tem participação de profissionais de psicologia da Semdes. Foto: Allan César/Secom Maceió

Cerca de 30 profissionais da psicologia participaram, na manhã desta terça-feira (5), de uma roda de conversa em alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto. O evento acorreu no auditório do Centro Universitário Cesmac, no Farol, e promoveu discussões sobre a melhoria nos atendimentos dos equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).

Sob o tema “Psicologia no SUAS, Racismo, LGBTfobia e Intolerância Religiosa: Uma conversa necessária”, os profissionais trocaram experiências e conhecimentos para potencializar os atendimentos dos usuários nos equipamentos da Semdes.

O psicólogo do Cras Rio Novo, Nilton Santos, foi um dos mediadores do evento. Ele explicou sobre o impacto dessas ações na vida dos usuários. “Nosso objetivo é promover essa roda de conversa para qualificar os atendimentos nos serviços da secretária, potencializando nossas referências e encontrando soluções para o tratamento das vítimas. Nós temos nos deparado com esses temas no dia a dia e tenho certo que esta manhã de conhecimento com profissionais tão qualificados vai beneficiar nossos usuários”, destacou Nilton.

Profissionais discutiram sobre casos de racismo, homofobia e intolerância religiosa. Foto: Allan César/Secom Maceió
Profissionais discutiram sobre casos de racismo, homofobia e intolerância religiosa. Foto: Allan César/Secom Maceió

Para o secretário Fernando Davino, estas iniciativas são importantes para humanizar a abordagem nos serviços e oferecer um atendimento humanizado para os usuários.

“Ficamos felizes primeiramente com a participação de nossos profissionais com o intuito de promover uma melhoria em nossos serviços e estudos. Também sou psicólogo e vejo a importância dessa roda de conversa para instigar ideias e acompanhamentos de casos recebidos em nossos equipamentos. Tenho certo que quem ganha com tudo isso é o maceioense, recebendo atendimento de profissionais qualificados com serviços humanizados”, ressaltou Davino.

O evento contou, além da participação do secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino; da subsecretaria de Assistência Social, Gal Souza; do chefe de gabinete, João Cerqueira; da coordenadora-geral dos Cras Fabiana Cássia; da diretora de Proteção Especial, Tarcilla Maria e demais representantes da secretaria.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h