Desenvolvimento Social realiza I Encontro para Educadores Sociais
Evento aconteceu no auditório da OAB e reuniu cerca de 80 pessoas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) realizou na manhã desta quarta-feira (19), o I Encontro para Educadores Sociais dos Acolhimentos Institucionais de Crianças e Adolescentes em Maceió. O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e reuniu cerca de 80 pessoas.
A programação contou com intervenções e debates sob a mediação da Professora Dra. da EENF/UFAL, Ana Carolina, e palestras do Juiz Rafael Araújo - Titular da Vara Única da Comarca de São Luís do Quitunde/AL, representando a Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ/AL), da Juíza Dra. Fátima Pirauá da 28ª Vara Cível da Capital Infância e Juventude, da Psicóloga e Coordenadora do Programa Família Acolhedora, Lidiane Guedes, da Profa. Dra. Márcia Iara da Faculdade de Serviço Social - UFAL, da Pedagoga e Coordenadora da Casa Lar, Rickelane Gouveia e Yago Raphael Silva de Oliveira, que de uma forma didática falaram sobre a potencialização dos serviços ofertados na capital.
O secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, destacou a importância da iniciativa e reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió com as crianças e adolescentes da capital.
"É uma grande honra realizar este encontro com tantos profissionais para promover e potencializar a melhoria dos serviços no atendimento a nossas crianças e adolescentes. É um marco em nossa história que demonstra a sensibilidade e o compromisso da Prefeitura de Maceió com a população", disse.
A iniciativa faz parte das ações do plano de reestruturação dos acolhimentos institucionais, que busca fornecer ferramentas práticas e promover a reflexão sobre a ética, os direitos e a abordagem humana necessária dentro do contexto dos acolhimentos institucionais.
A Juíza da 28ª Vara Cível da Capital Infância e Juventude, Fátima Pirauá, reforçou a importância dessa temática estar sempre em evidência. "A gente tem esse tema e ele não pode morrer, ele não pode parar de se falar, ele tem que estar sempre sendo falado, porque ele é complexo mesmo, e desafiador de se fazer, mas só após isso vamos começar bem do começo o acolhimento com um ato e efeito", destacou.
Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, a subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, a Diretora de Proteção Social Especial, Emanuelly Oliveira, e a Diretora de Proteção Social Básica, Filomena Menezes.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h