Desenvolvimento Social divulga novo cronograma para processo eleitoral dos Conselhos Tutelares

Curso de capacitação inicia no dia 24 de Julho e eleições serão realizadas em 1º de outubro

Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 14/07/2023 às 09:49
Desenvolvimento Social divulga novo cronograma para processo eleitoral dos Conselhos Tutelares
Eleições para conselheiros tutelares acontecem no dia 1º de outubro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) divulgou o novo cronograma para o processo eleitoral dos Conselhos Tutelares da capital. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (14), página 17.

O processo será realizado por meio de quatro etapas: realização do curso de capacitação em turma única, aplicação da prova de conhecimentos gerais, cadastramento dos fiscais e eleições diretas.

A programação inicia no dia 24 de julho com a realização do curso de capacitação. No dia 13 de agosto será a aplicação da prova de conhecimentos gerais, no dia 1º de setembro, o cadastramento dos fiscais e no dia 1º de outubro, as eleições diretas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, o processo eleitoral é importante para preparar os profissionais para atender da melhor maneira as demandas das crianças e dos adolescentes de Maceió

"Nossa prioridade vai além de melhorar nossos equipamentos. É oferecer atendimentos humanizados e preparados para quem necessita dos cuidados. Tratamos esse processo eleitoral com muita cautela, pois tudo que será ofertado e servido para os maceiosenses, deve ser da melhor forma. Essa é a característica da gestão do Prefeito JHC, que reflete em nós", explica o secretário.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal, composto por representantes das comunidades, escolhidos através de voto direto, que tem a função de garantir o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes e atua quando algum dos direitos fundamentais – vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, convivência familiar e comunitária – estão ameaçados ou violados, fazendo o encaminhamento para os serviços necessários.

Serviço

Confira o calendário completo aqui

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h