Desenvolvimento Social continua recebendo famílias nos abrigos provisórios

 Seis escolas municipais e a Casa de Passagem Familiar estão prontas para receber as famílias

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 01/12/2023 às 15:08
Desenvolvimento Social continua recebendo famílias nos abrigos provisórios 
Já passaram pelos abrigos 83 pessoas. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) continuam a postos para receber famílias do Bom Parto e Flexal que desejarem ser acolhidas nos abrigos provisórios montados pela Prefeitura de Maceió em seis escolas municipais e na Casa de Passagem Familiar, no bairro Jaraguá.

Os locais que já receberam famílias foram a Escola Pompeu Sarmento, no Barro Duro, e a Casa de Passagem Familiar, no Jaraguá. No total, 83 pessoas aceitaram ir para os abrigos. No entanto, a maioria decidiu ir para a casa de parentes e de amigos. No momento, há abrigadas 10 pessoas na Casa Passagem Familiar e 15 na Escola Pompeu Sarmento.

Todos os abrigos estão abastecidos com colchões, lençóis, kits de higiene pessoal e limpeza,  água e alimentação. Além do atendimento assistencial, também tem atendimento das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo a subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, as equipes da Semdes estão prontas nos abrigos para receber as famílias a mais de 24 horas. “A Defesa Civil que faz a ponte para a adesão voluntária, convidando as famílias e explicando sobre os riscos iminentes de colapso da mina. Estamos seguindo a determinação do prefeito JHC e do secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, que é a de resguardar vidas. Estamos prontos para receber até cinco mil pessoas nos sete abrigos provisórios, caso haja necessidade”, explicou.

Os  abrigos provisórios estão montados em seis escolas municipais: Escola Maria José Carrascosa, no Poço, Escola Rui Palmeira, no Vergel, Escola Antídio Vieira, no Trapiche, Escola Brandão Lima, no Benedito Bentes e Escola Lenilton Alves, no Jacintinho, escola Pompeu Sarmento, no Barro Duro e a Casa de Passagem Familiar, no Jaraguá.

A transferência para os abrigos provisórios é realizada pela Defesa Civil de Maceió, que pode ser acionada pelo telefone 199.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h