Desenvolvimento de crianças e gestantes é acompanhado pela Assistência Social
Em Maceió, são acompanhadas 1.510 gestantes e crianças de 0 a 6 anos graças ao programa Primeira Infância Cidadã nos bairros de Maceió
O Programa Primeira Infância Cidadã (PPIC)/Criança Feliz realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral na primeira infância. A iniciativa também facilita o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.
Em Maceió, são acompanhadas 1.510 gestantes e crianças de 0 a 6 anos nos bairros do Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes.
O Primeira Infância Cidadã é ofertado nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Área Lagunar, no bairro do Prado, Bela Vista, no bairro São Jorge e Selma Bandeira, no Benedito Bentes. O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
Segundo a coordenadora do PPIC, Wellida Santos, o programa desenvolve um trabalho social identificando demandas e realizando articulações com a rede intersetorial para a garantia de acesso a serviços e direitos e redução de desigualdades.
“Durantes as visitas domiciliares são considerados o contexto familiar, as necessidades e potencialidades das famílias, a fim de dar suporte e fortalecer a função protetiva e possibilitar o enfrentamento de vulnerabilidades”, explicou Wellida.
Os visitadores planejam atividades lúdicas que são desenvolvidas pelos responsáveis com suas crianças, considerando sempre a faixa etária, a existência de alguma deficiência e o grau de dificuldade da criança.
O programa, mantido pelo governo federal, tem como público alvo crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
Para obter mais informações sobre o Programa Primeira Infância Cidadã a população poderá entrar em contato com os Cras Área Lagunar(3312-5945); Cras Bela Vista(3312-5947) e Cras Selma Bandeira(3312-5958), de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.
Vanessa Napoleão/Ascom Semas
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h