Crianças do Serviço de Convivência do Juvenópolis participam de palestra sobre escotismo

Ação foi realizada pela equipe de escoteiros do Grupo 12 de Alagoas - Em Defesa da Vida

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 05/05/2022 às 13:39
Crianças do Serviço de Convivência do Juvenópolis participam de palestra sobre escotismo
Cerca de 150 crianças e adolescentes são atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Juvenópolis. Foto: cortesia

Nesta quarta-feira (4), crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Juvenópolis partciparam de uma palestra sobre o escotismo. A ação foi realizada pela equipe de escoteiros do Grupo 12 de Alagoas - Em Defesa da Vida.

Temas como o movimento, propósitos e princípios do escotismo foram abordados pela equipe. A diretora institucional do Grupo, Veraleide Nazaré, ressaltou que a visita faz parte de um projeto para disseminação do escotismo.

"Fomos ao Juvenópolis com objetivo de falar sobre o projeto de escotismo, seus benefícios, a importância dele na transformação social e educacional. Além disso, buscando a criação de um grupo na unidade para que as crianças possam ter uma educação escoteira de qualidade, com propostas que contribuam para que eles se tornem bons cidadãos", declarou Veraleide.

Cerca de 150 crianças e adolescentes são atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Juvenópolis, elas participam de atividades diárias como aulas de damas, xadrez, Kung Fu, Robótica, futebol, Handebol e Vôlei. Segundo a coordenadora do equipamento, Andreia Queiroz, era um objetivo do serviço trazer o escotismo para os jovens.

Profissionais se reuniram para discutir implantação do escotismo na unidade. Foto: Cortesia
Profissionais se reuniram para discutir implantação do escotismo na unidade. Foto: Cortesia

"Desde 2019 estamos desejando trazer o escotismo para as crianças do Juvenópolis, mas com a pandemia, este projeto ficou mais difícil. Seria de grande importância para eles, já que a vivência e a filosofia do escotismo propõem muito respeito, cuidado com a família e o trabalho em grupo. Sem deixar de destacar a questão das atividades de sobrevivência como acender uma fogueira, como preparar seu alimento e todas outras coisas que eles podem aprender com os escoteiros", explicou a coordenadora.

Além dos assistidos, os educadores do equipamento poderão, voluntariamente, fazer o curso preparatório e em seguida será dado início ao grupo de escoteiros no Juvenópolis. Inicialmente, apenas as crianças devem fazer parte, mas também será dada a oportunidade aos pais e familiares que desejem participar.

Atividades de escotismo no Cras Dom Adelmo Machado

No Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, o grupo de crianças e adolescentes se reúne todos os sábados para praticar atividades do escotismo que incluem exercícios físicos voltados ao desenvolvimento da força, equilíbrio, coordenação e cooperação em grupo, assim como ações de leitura e aprendizagem manual. Os pequenos também têm noções de sobrevivência na selva.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h