Crianças do Cras Fernão Velho participam de aulas de artes marciais

Ação beneficia cerca de 30 crianças do Serviço de Convivência e conta com o apoio da Polícia Civil de Alagoas

Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 19/02/2024 às 13:55
Crianças do Cras Fernão Velho participam de aulas de artes marciais
Aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, no bairro Santa Amélia. Foto: Ascom Semdes

Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Assistência Social (Cras) Fernão Velho estão fazendo aulas de artes marciais, fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) com a Polícia Civil de Alagoas.

A ação beneficia cerca de 30 crianças com aulas de capoeira e Muay Thai. A atividade acontece às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h e das 13h30 às 15h, na sede da Escola de Ensino Superior da Policia Civil, localizada no bairro Santa Amélia.

Um dos garotos que participa da iniciativa é José Gabriel, 9 anos. Ele contou sobre a experiência de participar da aula. “Receber a oportunidade de aprender sobre artes marciais tem sido muito bom, principalmente com meus colegas. A gente gosta muito do esporte e vai ajudar muitas pessoas que precisam”, disse.

A ação tem como objetivo incentivar crianças em situação de vulnerabilidade social a praticarem o esporte como um estilo de vida, aplicando a filosofia e aprendizados da arte marcial no dia a dia. Além disso, promove o estreitamento de vínculos comunitários e familiares, sendo potencializados através de dinâmicas realizadas pelos profissionais.

Segundo André Tavares, professor de educação física do Cras Fernão Velho, as ações beneficiam a parte motora e social das crianças participantes. “A atividade é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças, principalmente na parte física e social, para que consigam aprender o esporte e tenham essa convivência que muitas vezes eles não conseguem ter em casa. Nós estamos muito contentes com os resultados e tenho certeza que trará muitos benefícios”, explicou.

Estão sendo beneficiadas 30 crianças do Serviço de Convivência. Foto: Ascom Semdes
Estão sendo beneficiadas 30 crianças do Serviço de Convivência. Foto: Ascom Semdes

O responsável do núcleo de projetos sociais da Polícia Civil de Alagoas, Rafael Dourado, falou sobre a importância do projeto. “Nós estamos dando ocupação para essas crianças trazendo-as para nossa sede para terem a oportunidade de conhecer a luta e todo seu manejo, além dos policiais que trabalham aqui. Iniciamos esse projeto denominado como 'Artes Marciais: Polícia Amiga' onde vai ocorrer aulas de capoeira e Muay Thai, e estamos muito contentes com essa parceria que pode salvar vidas através do esporte”, destacou Dourado.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h