Crianças de unidades de acolhimento conhecem a Serra da Barriga

Cerca de 20 crianças participaram da atividade em União dos Palmares

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 19/12/2022 às 08:00
Crianças de unidades de acolhimento conhecem a Serra da Barriga
Crianças visitaram o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Foto: Cortesia

Cerca de 20 crianças das unidades de acolhimento Rubens Colaço e Acolher, em Maceió, tiveram um dia surpreendente conhecendo a história de luta do povo negro e a cultura alagoana na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

As crianças participaram de uma oficina de capoeira, ministrada pelo mestre Jil, remanescente quilombola de União dos Palmares. Além da oficina, o passeio contou também com estudo e a imersão na história do Quilombo dos Palmares, na vida de Zumbi dos Palmares, e do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Para o coordenador da unidade Acolher, Álvaro Farias, foi um momento muito especial para as crianças.

"Elas ficaram admiradas com o tamanho e com a história que conta o Parque. Elas pediram para voltar mais vezes e conhecer mais a Serra da Barriga. É de extrema importância que as crianças participem de atividades como essas para enaltecer nossa cultura e disparar gatilhos culturais e de pertencimento às riquezas de nosso Estado”, destacou.

Após conhecerem o local, os participantes almoçaram no restaurante Baobá, da chef Mãe Neide, que serve pratos afro-brasileiros na Serra da Barriga. Lá, eles também participaram de jogos de futebol, de xadrez e receberam presentes da chef.

Unidades de acolhimento

A Semas mantém em funcionamento quatro unidades acolhimento: Serviço de Acolhimento Institucional de Adoção Rubens Colaço, que recebe crianças de 0 a 7 anos; a Casa de Passagem Luzinete Soares de Almeida, que atende meninas de 7 a 17 anos; a Unidade de Acolhimento Institucional Acolher, que assiste meninos de 7 a 17 anos e a Casa Lar, que recebe grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos de 7 a 17 anos.

Nas Unidades de Acolhimento Institucional da Semas, as crianças têm uma rotina como a de qualquer criança e adolescente. Hora de fazer refeições, dormir, acordar, estudar e se divertir. Nesses equipamentos sociais há um ambiente seguro que favorece o crescimento e desenvolvimento saudável de meninas e meninos, que por algum motivo, tiveram que ser afastadas do vínculo familiar.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h