Crianças atendidas pelo Cras Dom Adelmo Machado participam de atividades de escotismo

Exercícios como rapel e hipismo são ensinados aos pequenos

Luiz Felipe Pimentel (estagiário) / Ascom Semas 28/03/2022 às 11:57
Crianças atendidas pelo Cras Dom Adelmo Machado participam de atividades de escotismo
Crianças e adolescentes se reúnem todos os sábados para atividades de escoteiros. (Foto: Cras Dom Adelmo Machado)

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, participaram de atividades de leitura e escotismo, no último sábado-feira (26). A ação foi realizada pelo equipamento da Secretaria de Assistência Social de Maceió, no bairro do Prado.

Cerca de 35 crianças participam das atividades do grupo de escoteiros, que incluem exercícios físicos voltados ao desenvolvimento da força, equilíbrio, coordenação e cooperação em grupo, assim como ações de leitura e aprendizagem manual. Os pequenos também praticam rapel e hipismo e noções de sobrevivência na selva.

Crianças e adolescentes aprendem como produzir fogo na selva. (Foto: Cras Dom Adelmo Machado)
Crianças e adolescentes aprendem como produzir fogo na selva. (Foto: Cras Dom Adelmo Machado)

A educadora social, Maria José Barbosa, explica que esses encontros são importantes pois refletem na cidadania dos jovens.

“Essa ação é de extrema importância pois, é uma atividade que tira as crianças da rua. Eles ficam livres e à vontade, e assim eles aprendem como cuidar do meio-ambiente, noções de sobrevivência na selva, com independência, e assim vão se tornando melhores cidadãos para a sociedade” destacou a educadora.

Garotada teve noções de como fazer rapel na Praça da Faculdade. (Foto: Cras Dom Adelmo)
Garotada teve noções de como fazer rapel na Praça da Faculdade. (Foto: Cras Dom Adelmo)

O coronel Fidelis da Polícia Militar (PM/AL) está à frente do trabalho com o grupo do Cras Dom Adelmo há mais de quatro anos. O militar foi pioneiro no escoteirismo florestal em Alagoas, tendo sua fundação em 1996. Ele explica que essa atividade foca na defesa do meio ambiente e na socialização da juventude.

“Nosso objetivo é incentivar os jovens a colocar a mão na massa. Acredito que eles possam aprender fazendo. É também mostrar para esse público, o quanto é bom fazer as coisas. E isso é muito importante pois é uma forma de educar a juventude através do escotismo” destacou o militar.

O grupo de crianças e adolescentes se reúnem todos os sábados, no Cras Dom Adelmo Machado, que fica localizado na rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado. Para mais informações sobre essa ou outra atividade é só ligar (82) 3312-5953

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h