Cras realizam atividades voltadas a saúde mental dos usuários

Serviço de Convivência dos Cras Dom Adelmo Machado e Cidade Sorriso participaram da ação

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 30/01/2024 às 11:10
Cras realizam atividades voltadas a saúde mental dos usuários
Idosos participaram de atividade relaxante na praia de Jatiúca. Foto: cortesia

O mês de janeiro está se encerrando com atividades alusivas ao Janeiro Branco voltadas à saúde mental dos usuários, realizadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado no bairro do Prado e Cidade Sorriso no Benedito Bentes.

No Cras Dom Adelmo Machado aconteceu um encontro com o grupo de mulheres, organizado pelas psicólogas da unidade, com dinâmicas de incentivo ao reconhecimento de emoções agradáveis ou desconfortáveis, bem como o respeito aos limites. Os idosos também participaram de um passeio na praia de Jatiúca. A ação teve a parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). 

“Aproveitamos a simbologia do início do ano para incentivar as pessoas a pensarem e investirem mais em si mesmas, em suas vidas e seus relacionamentos, visando a melhoria na qualidade de vida, na saúde mental e emocional dos nossos usuários. Além de unir também a prática de exercícios físicos, diminuindo os riscos da depressão, ajudando manter a capacidade neurológica saudável, mesmo com o avanço da idade”, explicou coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco,

Já na parte na alta, também  a equipe do Cras Cidade Sorriso desenvolveu uma atividade de fortalecimento da função protetiva da família, com mulheres e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, contribuindo na melhoria da qualidade de vida e prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários. A dinâmica contou com palestra, mural de desejos e distribuição de lembrancinhas.

No Cras Cidade Sorriso, idosos contaram sobre os seus desejos para o ano 2024. Foto: Cortesia
No Cras Cidade Sorriso, idosos contaram sobre os seus desejos para o ano 2024. Foto: Cortesia

Janete dos Santos, de 59 anos, gostou muito de participar da atividade. “Gostei muito da parte que falou sobre depressão e sobre a importância de fazer terapia. Há um tempo atrás tive uma depressão leve, e vivia triste e chorando. Há quase um ano faço parte do Serviço de Convivência e participar deixa minha mente ocupada e me deixa mais feliz”, disse  a usuária do Cras Cidade Sorriso.

Quem quiser participar de atividades como essas, o Cras Cidade Sorriso fica localizado no Conjunto Benedito Bentes 2, rua C 23 Quadra C 24, e o Cras Dom Adelmo Machado, fica localizado na rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado. Os telefones para mais informações são o 3312-5950 e 3312-5953.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h