Coordenação da Pessoa com Deficiência cadastra famílias para emissão de Carteira do Autista

Atendimento aconteceu na sede da Associação de Pais e Amigos do Autista, no bairro Santa Amélia

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 14/06/2022 às 13:05
Coordenação da Pessoa com Deficiência cadastra famílias para emissão de Carteira do Autista
Documento garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e particulares. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista, a Coordenação Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participou, nesta terça-feira (14), na Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista), no bairro Santa Amélia, do cadastramento de famílias para a emissão da Carteira de Identificação do Autista de Maceió.

O coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Semas, Ricardo Vinicius, destacou que a parceria entre a Assistência Social e instituições como a Assista é importante para garantir os direitos da pessoa com TEA.

"Um dos grandes passos, em Maceió, para isso, é a Carteira de Identificação do Autista, que veio para garantir direitos dos autistas" destacou o coordenador.

Servidores da Semas recolheram dados para a emissão de novas Carteiras de Identificação do Autista. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Servidores da Semas recolheram dados para a emissão de novas Carteiras de Identificação do Autista. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

Mais de 200 famílias são atendidas semanalmente na ASSISTA. Elas são acompanhas por profissionais da área de pedagogia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, educação física e fonoaudiologia. A presidente da Associação, Josimeire Sales, falou sobre a conquista da Carteira e a parceria com a Semas.

"A conquista da Carteira é garantia de direitos para esse público, pois muitas vezes por se tratar por um diagnóstico que não é percebido fisicamente, tem dificuldade para acessar seus direitos. Então, a carteira veio para isso, é um forma de legitimar esse direito. Por isso é tão importante estreitar esse laços com a Prefeitura de Maceió, percebendo o interesse da Semas em fornecer essas garantias. Isso ajuda, pois vem crescendo o número de pessoas com esse diagnóstico, " ressaltou a presidente.

Uma das famílias presentes foi a de Daniele Alves, 34 anos. Mãe do pequeno Miguel Ângelo, 7 anos, ela contou a história e a dificuldade de aceitação ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista de seu filho.

Danielle e seu filho Miguel realizaram o cadastro para confecção da carteira. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Danielle e seu filho Miguel realizaram o cadastro para confecção da carteira. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

"Minha mãe desconfiou que meu filho fosse uma pessoa autista. No começo, eu não queria aceitar. Passamos por alguns médicos e eles diagnosticaram o Miguel com o Transtorno do Espectro Autista e o Transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade (TDAH). Foi bem difícil para mim neste momento, e até hoje, muitos familiares não aceitam. Mas tudo que eu puder fazer por ele, eu farei. Não adianta negar e negligenciar o tratamento", disse a dona de casa.

Carteira de Identificação do Autista de Maceió pode ser solicitado na sede Semas, no Poço. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Carteira de Identificação do Autista de Maceió pode ser solicitado na sede Semas, no Poço. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

Daniele também revelou que a Carteira de Identificação do Autista de Maceió pode ajudá-la nos afazeres do dia a dia.

"Eu fiquei sabendo da carteira pelo pessoal daqui da Assista. Estava me organizando para me deslocar até a sede da Semas, mas quando soube que essa ação seria feita aqui na Associação trouxe a documentação. É uma ótima ideia da Prefeitura de Maceió ter promovido esse tipo de inclusão, que irá me ajudar no dia a dia e na identificação do meu filho", finalizou a mãe do pequeno Miguel.

De janeiro a junho de 2022, cerca de 219 Carteiras de Identificação do Autista de Maceió foram emitidas pela Semas.

A solicitação do documento pode ser feita nas instituições que atendem a esse público e na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço, das 8h às 14h. Mais informações pode ser obtidas pelo número de telefone (82) 3312-5911.

Documentos necessários para emissão da Carteira de Identificação do Autista de Maceió

RG e CPF dos pais e do usuário

RG e CPF do usuário

Comprovante de residência

Certidão de Nascimento do usuário

Duas fotos 3x4

Relatório Médico ou Atestado Médico (contendo o CID) que identifique o Transtorno do Espectro Autista

Encaminhamento da instituição ao qual está vinculado (se houver vínculo)

Termo de Responsabilidade, assinado na Semas, pelo responsável do usuário (não estando vinculado a nenhuma instituição)

Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do usuário

Dia Mundial do Orgulho Autista

Na próxima sexta-feira (18) é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista e é uma oportunidade para se conhecer mais a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, como é conhecido popularmente.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit que pode prejudicar a interação social, comunicacional e comportamental.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h