Conselho Tutelar da Região II realiza ação do Maio Laranja nesta quinta(16), no Vergel

Caminhada marcará em Maceió o Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 15/05/2024 às 09:45
Conselho Tutelar da Região II realiza ação do Maio Laranja nesta quinta(16), no Vergel
Caminhada iniciará às 9h no Conselho Tutelar do Vergel

Uma caminhada pelas ruas do bairro do Vergel marcará o Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Maceió. Nesta quinta-feira (16),  a partir das 9h,  o Conselho Tutelar Região II reunirá estudantes,  profissionais dos Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da região  para conscientizar a população sobre esse tema tão importante.

O Conselheiro Tutelar da Região II, Vinicius Eloi, convida a comunidade a participar dessa caminhada que faz parte das ações da campanha Maio Laranja. ”Queremos trazer visibilidade ao tema e também conscientizar a população. Por isso convidamos as pessoas da região par participar desse dia de mobilização. Esse é um mês importante para fortalecer  as ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse o conselheiro. 

A concentração da caminhada será no Conselho Tutelar Região II, na  Rua Marquês de Pombal, 32 - Vergel, próximo a praça Padre Cícero.

18 de maio

O dia 18 de maio é uma data alusiva à conscientização dos cidadãos com foco no combate e na importância de se levar aos órgãos competentes os crimes de abuso e de exploração sexual. Na mesma data, em 1973, a menina Araceli Crespo saiu de casa para ir à escola e nunca mais voltou. Araceli tinha apenas 8 anos e foi violentamente assassinada num crime que chocou o Brasil.

Os acusados do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados. Em 1998, a data foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Crime

O abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja pela força ou outra forma de coerção – é crime com pena de até 14 anos de prisão para o aliciador e se caracteriza pelo envolvimento de meninas e meninos em atividades sexuais, impróprias para a idade dos seus respectivos desenvolvimentos físico, psicológico e social.

Para denunciar, basta ligar para o Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h