Conselho Municipal de Assistência Social elege presidente

Foram eleitas Gal Souza, da Semdes e Alessandra Hora, da Associação das Famílias de Anjos, para presidente e vice respectivamente

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 22/03/2024 às 11:52
Conselho Municipal de Assistência Social elege presidente
Conselheiros Municipais de Assistência Social. Foto: cortesia

Após votação dos representantes do poder público e da sociedade civil, foram eleitas para presidente, Gal Souza, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e Alessandra Hora, da Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (Afaeal), como vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O pleito foi realizado na última quinta-feira (22).

Segundo a secretária executiva do CMAS, ​Goretti Bastos, em todas as gestões há alternância na presidência entre representantes do poder público e da sociedade civil. ”Esse revezamento é uma recomendação do Conselho Nacional, que visa garantir a paridade na composição da mesa diretora, especialmente para assegurar que todos os segmentos tenham oportunidade na condução do processo participativo”, explicou.

Para a presidente eleita do CMAS, Gal Souza, o Conselho Municipal de Assistência Social é o espaço legítimo onde se concretiza o controle social, por meio da participação social, e essa representatividade é garantida. “Além de fiscalizar a execução dessa política que é tão significativa na vida de todos que dela precisam, nós como conselheiros temos o importante papel de contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população, e como presidente espero poder colaborar efetivamente dessa forma, lutando para representar os direitos dos usuários da Assistência Social”, pontuou.

O Conselho Municipal de Assistência Social é composto por 36 membros, sendo 18 representantes da área governamental e 18 da sociedade civil.

O CMAS tem a função de acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução da política de assistência social em Maceió. O conselho também acompanha e avalia a aplicação dos recursos municipais e da gestão financeira.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h