Conselho do Idoso fará live com o tema “Velhice não é doença”
Na próxima sexta-feira (2), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) realizará uma live para discutir a nova Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) que pretende incluir a velhice como doença. A palestra será transmitida no Youtube do CMDPI às 17h.
Com o tema “Velhice não é doença! Vamos conversar sobre isso?”, o evento terá a presidente do conselho, Djane Pacheco, como mediadora; dos geriatras, Dênis Melo e Cristina Hoffman; e da conselheira, Noélia Capistrano.
A iniciativa da live surgiu, segundo Djane, depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, a partir de 2022, a velhice se enquadrará como doença. Para ela, a medida limita o cotidiano de pessoas idosas e as torna incapazes.
“A decisão do pleno do CMDPI em realizar a live surgiu também em virtude do mês alusivo à defesa e sensibilização sobre a violência contra a pessoa idosa. O objetivo é discutir sobre o processo de envelhecimento e das alterações fisiológicas naturais no organismo conforme envelhecemos, sem tratar a velhice como uma referência diagnóstica”, afirmou Djane.
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Além de zelar pela qualidade de vida e segurança dos idosos em Maceió, o Conselho tem a função de fiscalizar e orientar os gastos e a prestação de contas das Instituições de Longa Permanência da Pessoa Idosa (ILPS), que recebem recursos orçamentários e financeiros do Município.
Mais informações poderão ser obtidas na sede do Conselho, no e-mail [email protected] ou pelos telefones 3312-5934.
Iara Alencar (estagiária)/Ascom Semas
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h