Conselheiros Tutelares são homenageados em evento da Assistência Social de Maceió

Encontro comemorou dia nacional da categoria com apresentações e anúncio de novidades pelo secretário

Deborah Freire/Ascom Semas 06/12/2022 às 14:21
Conselheiros Tutelares são homenageados em evento da Assistência Social de Maceió
Secretário de Assistência Social, Claydson Moura, aproveitou para anunciar novidades aos conselheiros. Foto: Allan César/Secom Maceió

Os conselheiros tutelares de Maceió comemoraram, nesta terça-feira (6), o dia nacional da categoria, em uma manhã de confraternização, na Associação Comercial de Maceió, no bairro Jaraguá. 

O evento contou com a apresentação musical da cantora juvenil Alice Victoria e do balé Mais Vida, composto por crianças atendidas pelo Instituto Mais Vida. 

A celebração foi uma homenagem da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) aos profissionais que atuam na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, como destacou a coordenadora administrativa dos Conselhos Tutelares, Zirleide Marta. 

O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, parabenizou os conselheiros pelo trabalho junto e anunciou mais investimentos na área, a partir do ano que vem. A perspectiva de orçamento para a Semas em 2023 é de R$ 12 milhões.

Mourinha também falou sobre a aproximação da secretaria com os diversos públicos que atende, o que tem recebido o reconhecimento dos profissionais dos conselhos tutelares. 

"Poder ver esse reconhecimento de uma categoria tão importante, como são os conselheiros tutelares é fantástico. Eles vivem essa mudança de gestão, que é uma orientação do prefeito JHC e que nós temos cumprido, de estar próximo de todo mundo, dos conselheiros, das pessoas, das comunidades, das lideranças. A Assistência Social de Maceió hoje é isso", ressaltou.

Uma das demandas da categoria que foi reforçada no encontro é a utilização de urnas eletrônicas no processo eleitoral. 

O secretário afirmou, no evento, que se compromete em solicitar uma audiência com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, em janeiro, para discutir o assunto e garantir que em outubro o processo para escolha dos conselheiros já seja feito por meio dos equipamentos. 

"Trata-se de um pleito pertinente, que vai garantir mais velocidade, lisura e transparência às eleições de conselheiros", disse

O vereador Leonardo Dias esteve presente no encontro e reforçou a importância do trabalho dos profissionais. Ele lembrou que é autor de um projeto de Lei Municipal para destinar R$ 1,2 milhão para a Semas, que serão usados na melhoria da estrutura dos conselhos. 

O conselheiro tutelar Arildo Alves falou em nome da categoria e elogiou as ações da Semas. "Nunca tivemos a secretaria assim, com as portas abertas, sem barreiras. Não tem hora, nem dia. O secretário tem um olhar social, um olhar diferenciado, um olhar para nós conselheiros. Isso é gratificante para nós", comemorou.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h