Conselheiros Tutelares e secretário de Assistência Social definem melhorias para atendimento a crianças e adolescentes
O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, e representantes dos 10 Conselhos Tutelares de Maceió discutiram, nesta quarta-feira (17), as principais demandas para melhorar o atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Após escutar as solicitações dos conselheiros, o secretário já conseguiu viabilizar ações que vão beneficiar meninos e meninas em bairros de maior vulnerabilidade. Entre elas, o direcionamento de equipes para a realização do Cadastro Único nas sedes dos conselhos, que ficou definido para ocorrer nos próximos dias, durante um período de 10 dias. Além disso, o secretário anunciou que irá destinar insumos e cestas básicas para atender a demanda dos usuários que procuram atendimento.
Claydson Moura também anunciou o início da reforma do Centro de Referência em Assistência Social da região Norte, que será na segunda-feira (22). E se comprometeu em promover a formação dos servidores que atuam nos abrigos para crianças e adolescentes para que ofereçam um atendimento mais humanizado.
"A gente construiu o que até agora não existia, que foi uma ponte, acabaram-se os muros. Agora, a Secretaria de Assistência Social e os conselhos são uma coisa só. Já estamos de mãos dadas para avançar no cuidado com a criança e o adolescente, que é uma política que tem que ser priorizada. Maceió estava pecando nessa área há décadas. Nós temos um time de excelentes conselheiros tutelares, o que faltava era o poder público fazer sua parte. Por determinação do prefeito JHC, a Prefeitura já está fazendo sua parte e daqui para frente serão só avanços", afirmou Moura.
Os conselheiros também se comprometeram em apresentar as prioridades de cada região de atendimento para que recebam o devido encaminhamento dentro da Secretaria de Assistência Social (Semas).
No encontro foi citada a necessidade de reformas, aquisição de equipamentos e ações voltadas para a população que sejam realizadas no próprio conselho, que receberam total atenção do secretário.
Nete Davino, conselheira tutelar da 1ª região, disse que o encontro foi uma boa surpresa. "Eu estou há dezesseis anos como conselheira tutelar do município de Maceió e para mim foi uma surpresa a linguagem e as portas que o secretário abriu aos conselheiros. Quando a gente cobrava que os direitos das crianças e adolescentes fossem efetivados, muitas vezes não acontecia. Hoje o secretário nos deu o entendimento de que vamos avançar", comemorou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Andrea Queiroz, ressaltou que as medidas definidas na reunião foram importantes conquistas para garantir os direitos de meninos e meninas.
"Essa luta é diária. Temos 50 conselheiros tutelares na ponta, trabalhando com famílias extremamente vulneráveis e que precisam desse suporte. Essa reunião trouxe para os conselheiros esperança, por saber que vai funcionar aquilo que vem sendo pedido há tanto tempo", destacou.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h