Conselheiras e secretário de Assistência discutem regulamentação do Fundo Municipal da Mulher

Com o decreto que define a destinação de verbas, Conselho estará apto a receber recursos públicos e da sociedade

Deborah Freire/Ascom Semas 11/10/2022 às 15:09
Conselheiras e secretário de Assistência discutem regulamentação do Fundo Municipal da Mulher
Segundo encontro com o Conselho da Mulher tratou de recursos para o Fundo. Foto: Ascom Semass

O Conselho Municipal de Direitos da Mulher discutiu nesta terça-feira (11) com o secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, a regulamentação do Fundo Municipal da Mulher, para começar a receber recursos públicos e de doações.

De acordo com a assistente social e conselheira representante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Thaís Karina Guedes, o ponto principal discutido na reunião foi a criação de um decreto para regulamentar o Fundo Municipal da Mulher, que já foi aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito JHC.

A partir da regulamentação, as conselheiras poderão buscar não só recursos públicos, mas também privados, a partir de doações da sociedade civil. Uma das possibilidades é a doação da restituição do Imposto de Renda pela população.

A segunda pauta discutida foi o mapeamento das instituições que trabalham com mulheres em Maceió para que elas possam ser atendidas por políticas da Assistência Social e por recursos do Fundo Municipal.

“A partir do mapeamento iremos promover um encontro com elas para entender o que elas precisam, ajudar na legalização, fazer capacitação, para que quando tivermos os recursos, elas estejam aptas a receber através de chamamento público”, explicou a conselheira.

Inicialmente, as instituições identificadas, que cuidam, atendem, acolhem ou abrigam mulheres poderão ser atendidas com material de higiene e limpeza, alimentação e outros produtos de necessidade básica.

Em seguida, elas poderão receber a ajuda da própria população. “Com o Fundo aprovado, sancionado e regulamentado, será possível receber não só recursos oficiais do Município, mas também da sociedade, porque a luta não tem que ser só do poder público, mas de todos nós. Com o Fundo Municipal da Mulher, as conselheiras poderão desenvolver um trabalho de prevenção, acolhimento, saúde e capacitação para incluir as mulheres no mercado de trabalho”, destacou o secretário.

Esse foi o segundo encontro do secretário com o Conselho da Mulher, e segue um compromisso firmado no início da gestão de realizar reuniões bimestrais com todos os conselhos de direitos para dar andamento às demandas da população mais vulnerável.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h