Conferência Municipal discute direitos de crianças e adolescentes no pós-pandemia

Evento é promovido pelo CMDCA e tem apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 19/04/2023 às 11:42
Conferência Municipal discute direitos de crianças e adolescentes no pós-pandemia
Conferência aconteceu na Escola Municipal Nosso Lar I, no bairro da Ponta Grossa. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

“Meu desejo com essa conferência é que crianças e adolescentes, como eu, tenham cada vez mais, os seus direitos garantidos”, foi assim que o jovem Cicero Lúcio, de 16 anos, definiu suas expectativas para a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que aconteceu nesta terça (18) e quarta-feira (19), no auditório da Escola Municipal Nosso Lar, no bairro da Ponta Grossa.  

Cícero é aluno da Escola Municipal Dra Elizabeth Anne Lyra Lopes De Farias, que fica localizada no bairro do Benedito Bentes. Ele foi destaque no primeiro dia da Conferência ao compor a mesa junto com as autoridades e gestores públicos.  

“Foi algo muito bom, gostei de ter participado, ter meu nome chamado e estar ao lado de tantas pessoas importantes me deixou feliz. A diretora da Escola me chamou e pediu para que eu participasse, eu aceitei e estou aqui. Eu acho que a conferência vai ajudar muito no nosso dia a dia, já que muitas escolas não possuem todas as ferramentas que realmente precisamos para avançarmos. Passamos por dificuldades em comunidades como a minha, que é no Benedito Bentes, mas sempre superamos, é a vida”, concluiu Cícero.  

O evento reuniu jovens que fazem parte da rede municipal de educação. Além disso, conselheiros de direitos da mulher, do idoso, da pessoa com deficiência, conselheiros tutelares, representantes do poder judiciário, profissionais da rede de atendimento e de proteção à criança e ao adolescente também se fizeram parte do encontro.  

O secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, destacou a gestão da Prefeitura de Maceió como garantidora de direitos e que luta para o bem-estar das crianças e dos adolescentes maceioenses.  

“Precisamos cuidar dessas crianças, nesse momento tão difícil e de insegurança, onde temos que encher as escolas de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, além de capacitar os professores. Precisamos acolher nossas crianças, para que no futuro elas cresçam e possam ocupar os lugares na sociedade. É a primeira conferência que participo como secretário, fico muito feliz em ver tanta representatividade aqui. Quero dizer que vocês contam com uma gestão que luta lado a lado para o bem da criança e do adolescente”, ressaltou o secretário.  

O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu mais de 200 convidados nos dois dias de atividades.

A vice-presidente do CMDCA, Ana Lúcia Fragoso, falou sobre o objetivo da conferência e como ela se tornou um espaço democrático de discussão de políticas públicas. 

“O objetivo da conferência é reunir essas pessoas para discutir políticas públicas, em um espaço democrático e amplo, onde temos o período pós-pandêmico em evidência. Sabemos que ficou um fosso em áreas como a da saúde, educação e no social, que afetam demais a infância. Então esse é o local de discussão para definição de propostas para contribuir com a diminuição da sequela e do dano causado pela pandemia”, disse Ana Lúcia Fragoso.  

As ações do CMDCA iniciaram nas pre-conferências e vão culminar na Conferência Nacional, que vai acontecer em novembro, reunindo entidades e gestores públicos de todo o Brasil.  

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h