Centros Pops garantem acesso da população vulnerável às políticas públicas

No total, o município dispõe de três unidades do Centro de Referência Especializado para pessoas em situação de rua

Matheus Silvino/Ascom Semdes 26/03/2025 às 13:32
Centros Pops garantem acesso da população vulnerável às políticas públicas
Nos últimos seis meses, foram realizados cerca de 7 mil atendimentos nos três Centros Pop. Foto: Allan César/Secom Maceió

O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) executa diversas iniciativas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, efetivando políticas públicas e garantindo espaços para o desenvolvimento dos usuários.

Atualmente, o município de Maceió dispõe de três Centros Pop localizados nos bairros Jaraguá, Prado e Benedito Bentes para atender e levar serviços socioassistenciais para pessoas em situação de rua, risco e vulnerabilidade social. A escolha da localização dos equipamentos foi estratégica, com o intuito de prestar assistência nos locais de maiores índices de vulnerabilidade da capital.

O equipamento realiza ações de assistência social, higiene, alimentação, atividades educativas, culturais, além de encaminhamentos para outras políticas públicas do Município. Segundo a Diretoria de Proteção Social Especial, só nos últimos seis meses, foram realizados cerca de 7 mil atendimentos nos três Centros Pops de Maceió.

"Nós trabalhamos incansavelmente para oferecer nossos serviços e atendimentos humanizados para população de rua maceioense. Sabemos das dificuldades que não são poucas, mas estamos os sete dias da semana levando alimentação, encaminhamentos para retirada de documentação, benefícios socioassistenciais, acesso a serviços de saúde, ações culturais, Educação Para Jovens e Adultos, cursos profissionalizantes, dentre tantas coisas para dar uma oportunidade de mudança de vida para nossos usuários", disse o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino.

Além disso, em uma parceria realizada com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), os usuários estão sendo beneficiados com a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Ao todo, o serviço conta com cerca de 30 alunos, nas três unidades dos Centros Pops com aulas de terça a sexta-feira. Os alunos terão direito a certificado de conclusão e também encaminhamento para as unidades de ensino municipais, promovendo, através da educação, a realidade de muitas vidas. Eles também estão tendo a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes pelo programa Acessuas Trabalho. Também acontecem nas unidades, ações de saúde desenvolvidas em parceria com a rede e com as equipes do Consultório na Rua.

Referente a estrutura física das unidades, a diretora de Proteção Social Especial, Emanuelle Oliveira, falou que os equipamentos passaram por reforma e ampliação de espaços. Em 2025, todas as unidades passaram por vistorias e reparos contínuos.

"Estamos realizando melhorias e adaptações para potencializar os serviços na unidade, como a preparação de alimentos na unidade da Levada com o espaço revitalizado, a mudança de imóvel da unidade do Jaraguá para um espaço maior e seguimos levando benefícios socioassistenciais através de iniciativas de educação, saúde e cultura. Cada unidade atende em média 100 pessoas diariamente, ofertando café da manhã, almoço e espaço para realização de higiene pessoal", explicou.

O que é?

Oferece o serviço especializado para pessoas em situação de rua, ao realizar atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Deve promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação.

O Centro Pop atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outra política pública e por órgãos do sistema judiciário.

Onde funciona?

Centro Pop I - Avenida da Paz, n°1002, Jaraguá. Telefone: (82) 3312-5931;

Centro Pop II - Travessa Calabar, n° 90, Prado. Telefone: (82) 3312-5932;

Centro Pop III – Rua B 41, Residencial Benedito Bentes 1, próximo ao terminal do Benedito Bentes.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h