Centros POPs executaram mais de 200 mil atendimentos em 2025

Dados são de janeiro a novembro deste ano

Matheus Silvino/ Ascom Semdes 24/12/2025 às 14:00
Centros POPs executaram mais de 200 mil atendimentos em 2025
Serviço atende população em vulnerabilidade social. Foto: Allan Céssar/ Secom Maceió

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) executa diversos serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade social, efetivando políticas públicas e garantindo espaços para o desenvolvimento dos usuários. Um deles é o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), que atende jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua.

Ao todo, Maceió dispõe de três Centros POPs, localizados nos bairros Centro, Levada e Benedito Bentes, para atender e levar serviços socioassistenciais para pessoas em situação de rua, risco e vulnerabilidade social. A escolha da localização dos equipamentos é estratégica, com o intuito de prestar assistência nos locais de maiores índices de vulnerabilidade da capital alagoana.

Segundo o levantamento realizado pela Diretoria de Proteção Social Especial, de janeiro a novembro de 2025, foram realizados 212.264 mil atendimentos nas três unidades da cidade, levando serviços de assistência social, higiene, alimentação, atividades educativas e encaminhamentos para outras políticas públicas do município de Maceió.

Durante o ano de 2025, o equipamento desenvolveu diversas ações integradas com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, e da Autarquia de Limpeza Urbana.

Destaque para iniciativas como atividades temáticas em datas comemorativas e de combate a diversos tipos de violência, além do projeto leitura e o acesso ou retorno à sala de aula, com os usuários que estão sendo beneficiados pela modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Ao todo, o serviço conta com cerca de 30 alunos dos três equipamentos do Centro POP, com aulas de terça-feira a sexta-feira.

Os alunos terão direito a certificado de conclusão e também encaminhamento para as unidades de ensino municipais, promovendo, através da educação, a transformação de muitas vidas. Os usuários também estão tendo a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes pelo programa Acessuas Trabalho.

Também foram realizadas melhorias na estrutura física das unidades, como a mudança do Centro POP 1 para um novo prédio com maior espaço, conforto e segurança para os assistidos pelo equipamento, ampliando os serviços para melhor atender a população que necessite dos serviços socioassistenciais.

Centro Especializado em Assistência Social

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social, onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. A unidade oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. A unidade ainda oferta o serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto para jovens que cometeram atos infracionais.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município de Maceió, o Creas também oferece informações, orientação jurídica, apoio às famílias, no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária. De acordo com a Semdes, de março a novembro, o serviço realizou 354 atendimentos.

Quem atende

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; entre outras violações.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h