Centros Pop de Maceió realizaram média de 6 mil atendimentos mensais em 2023

Equipamento atende jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua

Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 03/01/2024 às 10:00
Centros Pop de Maceió realizaram média de 6 mil atendimentos mensais em 2023
Maceió conta com três unidades nos bairros de Jaraguá, Levada e Benedito Bentes. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) executa diversos serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade social, efetivando políticas públicas e garantindo espaços para o desenvolvimento dos usuários. Um deles é o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), que atende jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua.

Atualmente, o município de Maceió dispõe de três Centros Pop localizados nos bairros Jaraguá, Levada e Benedito Bentes para atender e levar serviços socioassistenciais para pessoas em situação de rua, risco e vulnerabilidade social. A escolha da localização dos equipamentos foi estratégica, com o intuito de prestar assistência nos locais de maiores índices de vulnerabilidade da capital.

Atendimentos

No ano de 2023, foram realizados uma média de 6 mil atendimentos mensais nas três unidades da cidade, levando serviços de assistência social, higiene, alimentação e atividades educativas e encaminhamentos para outras políticas públicas do município de Maceió. O funcionamento dos Centros Pop acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e nos finais de semana com entregas de refeições.

Damião José é natural de Pernambuco e estava em situação de rua há mais de um ano em Maceió, mas após dar entrada no Centro Pop III, localizado no Benedito Bentes, sua vida mudou positivamente. “Estou em Maceió há cerca de um ano e meio, vivia em situação de rua e sofri bastante devido à extrema pobreza chegando a ser roubado várias vezes. Mas ao chegar aqui fui bem acolhido e recebi um tratamento humanizado, digno, com conforto e muito respeito. Estou muito feliz com essa mudança na minha vida”, contou.

Lazer

As datas comemorativas são realizadas com diversas atividades, oferecendo momentos de lazer, bem-estar e convívio social. Neste ano foi realizada uma festa de Carnaval para os usuários da unidade I, no Jaraguá. A festa contou com a presença do mascote carnavalesto Pinto da Madrugada, consagrado nos festejos maceioenses.

Além disso, durante o São João teve muita comida típica e forró para os usuários do Centro Pop II, no bairro Levada. A programação contou com um show de um trio pé de serra e apresentações de quadrilha.

Samara de Oliveira tem 53 anos de idade e participou dos festejos juninos do Centro Pop II. Ela veio de outro estado e se emocionou com o acolhimento humanizado que recebeu em Maceió. “É uma honra ver, pela primeira vez, pessoas em situação de rua com tanta felicidade e acolhimento. São momentos como esse que vemos um propósito na vida”, revelou.

Incentivo à cultura

Dentre as atividades realizadas, o incentivo cultural é uma das preferidas dos usuários com oficinas de arte, pintura, sessões de cinema e de leitura.

Para a coordenadora-geral dos Centros Pops, Darlany Vieira, a arte é uma forma de expressar suas dores e ensinamentos que a vida trás. "Nós trabalhamos muito com a arte em nossos equipamentos e é possível perceber a ligação que eles possuem com a cultura, por isso realizamos essas atividades para além de desenvolver o senso cultural e artístico, passar o conhecimento através de momentos de lazer e descontração", destacou.

Centro Pop

 O que é?

Oferece o serviço especializado para pessoas em situação de rua, ao realizar atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Deve promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação.

O Centro Pop atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outra política pública e por órgãos do sistema judiciário.

Onde funciona?

Centro Pop I - Avenida da Paz, n°1002,  Jaraguá. Telefone: (82) 3312-5931;

Centro Pop II - Rua Formosa 739, Levada. Telefone: (82) 3312-5932;

Centro Pop III – Rua B 41, Residencial Benedito Bentes 1, próximo ao terminal do Benedito Bentes.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h