Casa de Passagem Manoel Coelho Neto promove autoestima de acolhidos
Usuários tiveram corte de cabelo e barba e participaram de passeio na Praia de Pajuçara
Um grupo de 12 pessoas acolhido na Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto participou, nesta sexta-feira (8), de uma ação que visa à promoção da autoestima com a realização de cortes de cabelo e barba. A unidade de acolhimento institucional abriga indivíduos que viviam em situação de rua e que, retirados desta condição, estão no equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
O coordenador da Casa de Passagem, Eric Matheus, diz que a ação foi fruto da parceria com o SENAC Alagoas por meio do curso de barbeiro. Os alunos realizaram a prática com a supervisão profissional do instrutor.
Eric enfatiza que ações como essa levantam o astral e a autoestima das pessoas residentes na unidade e é assim que eles desenvolvem o respeito a si próprios e a autoconfiança. “Com isso, eles conseguem passar por todas as adversidades que já enfrentam por morar em uma unidade de acolhimento institucional. A gente sabe que, com a autoestima elevada, eles vão conseguir enfrentar novos desafios e defender os próprios interesses. A ação ameniza no enfrentamento desses problemas”, explica o coordenador.
Passeio
Os acolhidos na Casa de Passagem Manoel Coelho Neto também tiveram um dia de lazer na praia de Pajuçara, realizado na terça-feira (5). A atividade recreativa propicia o pertencimento comunitário ao estreitar as relações interpessoais entre os usuários, a equipe da unidade de acolhimento institucional e a própria sociedade.
A Casa
A Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto possui 50 vagas e, hoje, acolhe 19 indivíduos que foram retirados da situação de rua. Ao serem acolhidos, eles recebem da equipe técnica — formada por assistentes sociais, psicólogas e educadores sociais — o atendimento qualificado para ter acesso às políticas públicas de proteção social especial, podendo retomar o projeto de vida em sociedade.
A partir do levantamento das necessidades realizado pela equipe técnica da unidade, é permitido aos usuários , por exemplo, retirar documentos, o acesso a tratamentos de saúde na rede pública, fazer cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nova Chance e se inscrever em programas de habitação popular da Prefeitura de Maceió.
Cícero Rogério/Ascom Semas
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h