Carteira do Autista garante atendimento prioritário para pessoas com TEA
Assistência Social emitiu 481 carteiras de identificação em 2022
A Carteira de Identificação do Autista de Maceió está garantindo o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em 2022, foram emitidas 481 carteiras pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A solicitação é feita na sede da Assistência Social no bairro Poço e em parceria com instituições como a Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista), no bairro Santa Amélia.
A presidente da Assista, Josimeire Sales, destacou a importância dessa parceria com a Semas para garantir esse benefício.
"A conquista da carteira é garantia de direitos para nossos usuários, pois muitas vezes por se tratar de um diagnóstico que não é percebido fisicamente, muitos têm dificuldade para acessar seus direitos. A carteira veio para legitimar esse direito”, ressaltou a presidente.
O professor, Thiago Caldas, 35 anos, recebeu a carteira de identificação. Ele pontuou os benefícios que o documento traz para a sua vida.
“A Carteira de Identificação do Autista é um documento que vai me trazer acessibilidade social. Já passei por situações de constrangimento, em que não me aceitaram no caixa com fila de espera especial. Em muitos casos tive que apresentar o laudo médico. Mas agora, com o documento, vai facilitar a minha identificação, porque a gente pode carregar no bolso ou na carteira”, revelou Thiago.
Segundo o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Vinicius, é muito importante que as famílias que solicitaram o documento venham pegá-lo.
“Ainda temos muitas carteiras que foram solicitadas para entregar aqui na secretaria. As famílias que solicitaram podem entrar em contato conosco para saber se o documento já foi emitido”, reforçou.
Serviço
Solicitação da carteira
A solicitação das Carteiras de Identificação do Autista de Maceió pode ser feita nas instituições que atendem esse público e na sede da Semas, que fica na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço, das 8h às 14h. Telefone: (82) 3312-5911.
Documentos necessários
RG e CPF dos pais do usuário
RG e CPF do usuário
Comprovante de residência
Certidão de Nascimento do usuário
Duas fotos 3x4
Relatório Médico ou Atestado Médico (contendo o CID) que identifique o Transtorno do Espectro Autista
Encaminhamento da instituição ao qual está vinculado (se houver vínculo)
Termo de Responsabilidade, assinado na Semas, pelo responsável do usuário (não estando vinculado a nenhuma instituição)
Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do usuário
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h