Carnaval: Semas realiza ação educativa de combate ao trabalho infantil
De olho no combate ao trabalho infantil e em outras violações que poderiam acontecer durante o Carnaval, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil(Peti) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizaram um trabalho educativo com comerciantes, turistas e a população em geral na orla de Maceió.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, essa ação foi integrada com as demais secretarias municipais que atuaram durante o Carnaval. “A Semas levou sua equipe para sensibilizar a população a denunciar casos de trabalho infantil. Qualquer cidadão pode denunciar situações consideradas de risco. Essa é uma das formas mais eficazes de ajudar o trabalho do poder público a inibir essas ações, que violam os direitos de crianças e adolescentes”, afirmou.
Foram distribuídos folders, adesivos, e leques da campanha de combate trabalho infantil informando os canais de denúncia e mostrando os riscos e prejuízos dessa prática, que é crime.
De acordo com a assistente social da Semas, Sheyla Barros, essa ação foi programada no período de carnaval porque a pandemia tem levado cada dia mais famílias a utilizar seus filhos na busca de sobrevivência. “O serviço foi ofertado para que haja uma sensibilização também junto aos turistas para não consumir produtos de barracas ou ambulantes que explorem o trabalho de crianças”, explicou.
A unidade móvel do Peti Volante também esteve presente durante a ação. Esse é um projeto da Semas que identifica casos de trabalho infantil e potencializa a rede de proteção à infância e adolescência na capital alagoana.
Vanessa Napoleão/Ascom Semas
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h