Caminhada na Praia do Sobral chama atenção para o combate ao câncer

Redação 28/10/2021 às 15:26
Caminhada na Praia do Sobral chama atenção para o combate ao câncer

A ação contou com a participação do grupo de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

As orientações sobre os cuidados para detectar, de forma precoce, o câncer de mama, foram encerradas no final da tarde desta quarta-feira (27), com o grupo de mulheres que faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado.

A ação contou com duas atividades: uma conduzida dentro da unidade, com a realização de uma roda de conversa sobre o tema; a outra uma caminhada, para chamar a atenção da comunidade e das pessoas que estavam praticando atividades físicas na orla marítima da Praia do Sobral.

Os trabalhos de educação em saúde realizados no equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social são frutos de parcerias entre o Cras Dom Adelmo Machado, o Núcleo de Saúde da Família do Durval Cortez e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas.

A presidente do grupo Motivarte, Cristina Oliveira, informou que a roda de conversa é um momento importante para que as mulheres e visitantes busquem conhecimentos e relatem como enfrentaram a doença.

“Umas das nossas colegas chegou a falecer, Maria das Graças, de 54 anos, que descobriu tardiamente o câncer de mama e já estava em estado bem avançado. Ela fez a cirurgia, o tratamento, mas a doença venceu. Há muitas mulheres que não têm o conhecimento, enquanto outras ignoram, mesmo tendo o histórico na família. Por isso, buscar o tratamento, o autocuidado, é o mais importante nesse momento”, revelou Cristina.

Cristina Oliveira durante ação na Praia do Sobral. Foto: Ascom Semas.

A enfermeira, Geovanna Ferreira, participou da roda de conversa, ao abordar os cuidados com a saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama. Ela destacou a integração entre as instituições parceiras no desenvolvimento de atividades com o grupo de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os demais usuários.

“Fazemos trabalhos de prevenção em saúde com os usuários nessa integração com o Cras Dom Adelmo, já que o foco da nossa formação é o contato direto com a comunidade. Hoje, a gente fez juntamente com o grupo de mulheres, o Motivarte, que é uma iniciativa do Cras, a proposta de uma caminhada para finalizar as atividades relativas ao Outubro Rosa como um gesto para simbolizar a data”, explicou Geovanna.

Depois da caminhada, o professor de educação física, Wiliam Lima, conduziu uma série de alongamentos com as usuárias. A atividade foi realizada na academia ao ar livre que fica no calçadão da orla marítima da Praia do Sobral.

As duas atividades foram acompanhadas pelas profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Orla Lagunar. A coordenadora, Simone Alves, resumiu a importância das ações.

“A roda de conversa trouxe muitos esclarecimentos sobre a prevenção ao câncer de mama. Foi muito interessante as informações trazidas pela equipe de residentes da Uncisal que conduziram os trabalhos juntos aos usuários. Participar destas atividades é muito importante”, disse Simone.

A coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, a assistente social Djane Pacheco, contou que durante o mês de outubro foram feitas diversas atividades que envolveram os grupos de mulheres e de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da unidade.

Coordenadora Djane Pacheco. Foto: Ascom Semas.

“Em todas as nossas atividades alusivas ao outubro Rosa nós tentamos envolver o máximo possível de usuários do Serviço de Convivência. A abordagem da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero foi feita com dinâmicas de grupo. Ofertamos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, testagem rápida e exames de citologia, graças à parceria com a Unidade de Saúde da Família Durval Cortez”, enfatizou coordenadora

Djane Pacheco disse ainda que a caminhada na Orla da Praia do Sobral é um meio de chamar a atenção do público masculino, que também pode ser acometido pelo câncer de mama. “Os homens são pessoas propensas a ter o câncer de mama, mas ainda não é tão consciente disso. Reunimos o grupo para vir para cá e assim chamar a atenção da sociedade sobre a prevenção”, concluiu.

Cícero Rogério/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h