Cadastro Único atende moradores do Benedito Bentes

Ação acontece nesta terça (26), em duas localidades, Conjunto Pôr do Sol II e Sol Nascente, das 9h às 15h

Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 25/03/2024 às 10:30
Cadastro Único atende moradores do Benedito Bentes
Serviço acontece nesta terça-feira (26). Foto: Secom Maceió

As ações itinerantes do Cadastro Único seguem percorrendo Maceió com os atendimentos em diversas localidades da capital. Dessa vez, os moradores do Benedito Bentes serão beneficiados a partir desta terça-feira (26). Os usuários que necessitam dos serviços poderão ser atendidos em duas localidades, no Conjunto Pôr do Sol II e Sol Nascente, das 9h às 15h.

A comunidade terá à disposição os serviços do Cadastro Único com inscrições e atualizações cadastrais dos Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) e orientações sobre os programas sociais do Governo Federal, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, Renova, Poupança Ensino Médio, Carteira da Pessoa Idosa e Isenção de Taxa em Concursos Públicos.

Também serão oferecidos cortes de cabelo para a população. Para o atendimento do Cadastro Único, além dos documentos pessoais, é preciso levar os documentos da família. Serão distribuídas 60 fichas em cada dia de atendimento.

PROCAD-SUAS

A ação faz parte programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS), criando oportunidades para acesso a serviços, benefícios e programas sociais a pessoas que necessitam da Assistência Social e outras políticas públicas, mas que ainda estão fora do Cadastro Único ou estão com dados desatualizados.

A ação visa atualizar e regularizar os cadastros unipessoais, visto que existe um volume significativo de registros unipessoais e de cadastros com informações inconsistentes ou desatualizadas no Cadastro Único, permitindo que membros de uma mesma família, que estão cadastrados separadamente, recebam mais de um benefício, ao mesmo tempo em que segmentos mais vulneráveis da população ficam excluídos dos programas sociais.

O  PROCAD-SUAS  também tem o objetivo de fazer busca ativa de famílias pertencentes aos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, em especial população em situação de rua e povos indígenas. Pessoas idosas, pessoas com deficiência e crianças em situação de trabalho infantil também são públicos prioritários do programa.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h