Benedito Bentes ganha novo abrigo para pessoas em situação de rua

Equipamento tem capacidade para receber 50 pessoas oferecendo suporte e bem-estar para quem mais precisa

Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 25/10/2023 às 17:42
Benedito Bentes ganha novo abrigo para pessoas em situação de rua
Unidade de acolhimento tem capacidade para receber cerca de 50 pessoas em vulnerabilidade social. Foto: Allan César/Secom Maceió

Pessoas em situação de rua contam, desde a última segunda-feira (23), com um novo serviço de acolhimento no Benedito Bentes.  A Casa de Ranquines São Vicente de Paula II, conveniada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), oferece suporte, abrigo e conforto para a população em vulnerabilidade social da região.

O equipamento possui a capacidade para receber até 50 pessoas que são resgatadas das ruas, oferecendo a oportunidade de um recomeço através dos serviços ofertados.

Damião José é natural de Pernambuco e estava em situação de rua há mais de um ano em Maceió, mas após dar entrada na unidade de acolhimento sua vida já mudou de uma forma positiva.

“Estou em Maceió há cerca de um ano e meio, vivia em situação de rua e sofri bastante devido à extrema pobreza chegando a ser roubado várias vezes. Mas ao chegar aqui fui bem acolhido e recebi um tratamento humanizado, digno, com conforto e muito respeito. Estou muito feliz com essa mudança na minha vida”, contou Damião.

Ao dar entrada no serviço, os usuários passam por um processo de triagem para verificar os pertences e documentações. O assistente social Wilson Santos explica como é feito o acolhimento.

Damião José passou pelo processo de triagem para dar entrada no equipamento. Foto: Allan César/Secom Maceió
Damião José passou pelo processo de triagem para dar entrada no equipamento. Foto: Allan César/Secom Maceió

“Fazemos uma entrevista  para verificar quais as demandas que os usuários apresentam e, a partir disso, nós acionamos a rede de assistência e intersetorial para fazer encaminhamentos para emissão de documentos, inscrição em programas socioassistentenciais e  fortalecimento de vínculos familiares fragilizados”, explicou o assistente social.

A Casa de Ranquines Vicente de Paula é um serviço de acolhimento institucional da Prefeitura de Maceió, que já repassou R$ 524.189,00 para o funcionamento da unidade. O abrigo que recebe pessoas em situação de rua oferece ainda auxílio psicológico, social e afetivo para melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o coordenador dos monitores da Casa, Arkila Bazilio, a Casa São Vicente recebe encaminhamentos de pessoas através dos Centros Pops, do Serviço de Abordagem Social e demais órgãos para oferecer o suporte necessário.

“Nós estamos recebendo os acolhidos, que  são encaminhados pelo Centro Pop III, que fica no Benedito Bentes, e por outros serviços do munícipio,  oferecendo um tratamento digno para essas pessoas. Ao chegar na casa, eles recebem kits de higiene pessoal, roupas, as três refeições e participam de  dinâmicas socioeducativas para promover a ressocialização”, explicou.

SERVIÇO

Casa de Passagem São Vicente de Paulo II.

Endereço: Rua Alice Uchoa Botelho, Benedito Bentes;

Horário de funcionamento: 24h;

Atendimentos: dormitório, alimentação, encaminhamentos para a retirada de documentos, agendamento de consultas médicas e encaminhamentos para os demais programas socioassistenciais da Prefeitura de Maceió, que vai depender do perfil de cada cidadão.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h