Assistência Social reforça combate ao trabalho infantil nos cemitérios da capital

Ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre o combate ao trabalho infantil no Dia de Finados

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 24/10/2022 às 13:03
Assistência Social reforça combate ao trabalho infantil nos cemitérios da capital
Equipes estão visitando cemitérios de Maceió. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

Com a proximidade do feriado do Dia de Finados, em 2 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reforçou o monitoramento de casos de trabalho infantojuvenil na capital. Nesta segunda-feira (24), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Volante visitou cemitérios dos bairros de Ipioca, Riacho Doce, Jaraguá e Trapiche. 

A ação tem como objetivo prevenir, sensibilizar e combater, junto à administração dos cemitérios, o trabalho irregular de crianças e adolescentes nestes locais. A psicóloga e técnica de referência do Peti, Rita de Cássia, explica que esses pontos são comumente vistos como locais de exploração do trabalho infantil.  

Ação do Peti Volante vai continuar durante toda semana até a data do feriado nacional.  Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Ação do Peti Volante vai continuar durante toda semana até a data do feriado nacional.  Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

"O trabalho infantil é muito comum nesse período. Nós sabemos que a comunidade geralmente oferta serviços como limpeza de túmulos, capinagem, pintura e também a venda de flores. Visando isso, nós costumamos fazer essas visitas antecedendo ao Dia de Finados, para conscientizar a sociedade, funcionários e administradores dos cemitérios. O trabalho de identificação vai continuar até o dia 2 de novembro e qualquer caso será encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social mais próximo”, explicou a técnica.  

Isaías Casado, que faz parte da administração do cemitério Nossa Senhora do Ó, no bairro Ipioca, ressaltou a importância da ação e dos perigos que as crianças passam ao realizar trabalhos irregulares.  

Isaías Casado, administrador de cemitério,  pretende colaborar com o combate e prevenção do trabalho infantil. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Isaías Casado, administrador de cemitério, pretende colaborar com o combate e prevenção do trabalho infantil. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

“É uma ação muito importante, tanto no Dia de Finados, quanto em outras datas, pois criança é para estar estudando e tendo seu momento de lazer. A gente sempre mantém uma atenção, já que é uma cultura nossa, onde crianças vão ao cemitério, para ganhar um ‘trocado’, mas não veem o risco, como acidentes, em um local de alta contaminação. A conscientização da população tem que ser feita e reforçada”, alertou Isaías.  

O que é o trabalho infantil 

De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, o conceito de trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 (dezesseis) anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional. 

Denúncias podem ser feitas no Disque 100
Denúncias podem ser feitas no Disque 100

Como denunciar? 

Para denunciar o trabalho infantil é necessário entrar em contato com um dos Conselhos Tutelares de Maceió. São 10 as regiões de Maceió que concentram as ações dos Conselhos e abrangem todos os bairros da cidade.

Os conselheiros trabalham no encaminhamento de casos de violação de direitos de crianças e adolescentes e podem ser acionados por telefone. As denúncias também podem ser feitas diariamente através do Disque 100. 

Cemitérios da parte alta da cidade também receberão visita técnica do Peti. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Cemitérios da parte alta da cidade também receberão visita técnica do Peti. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

A Assistência Social do Município trabalha de forma integrada com a Vara da Infância e da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e outros órgãos, atuando para a diminuição dos casos. 

Conselhos Tutelares 

Telefone  

Endereços  

A ação do Peti Volante vai continuar durante toda esta semana até a data do feriado nacional nos demais bairros de Maceió.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h