Assistência Social recebe representantes do Favela 3D

Redação 28/09/2021 às 11:30
Assistência Social recebe representantes do Favela 3D

Ações estão sendo administradas pela Prefeitura de Maceió, Gerando Falcões e o Instituto Mandaver

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu, na manhã de hoje (28), uma reunião com representantes do Programa Favela 3D e técnicos dos equipamentos socioassistenciais de Maceió. A iniciativa teve o objetivo de aproximar os servidores ao programa que será implantado na capital durante a gestão do prefeito JHC.

O Favela 3D consiste em um programa idealizado pela ONG Gerando Falcões, voltado para transformar favelas em ambientes desenvolvidos, digitais e dignos de moradia. Estima-se que mais de 10 mil famílias da região do Vergel do Lago e demais bairros do entorno da Lagoa Mundaú serão beneficiadas com as ações. As ações serão administradas pela Prefeitura de Maceió, a Gerando Falcões e o Instituto Mandaver.

Pensando em impactar socialmente a população mais vulnerável de Maceió, os eixos de atuação do programa consistem em ofertar moradia digna e urbanismo social, geração de renda e desenvolvimento social.

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, explicou a necessidade de conversar com os servidores da Semas sobre as ações a serem executadas, além de reforçar a importância de concretizar políticas públicas a famílias em situação de pobreza.

“Existe um grande preconceito mediante a palavra ‘favela’ e iremos quebrar os paradigmas através do programa. Hoje, o Favela 3D possui relevância nacional. Precisamos ter um olhar mais estratégico para diagnosticarmos e monitorarmos todas essas famílias com a finalidade de ofertarmos políticas públicas eficazes para essa população, e por isso a importância de conversar olhando diretamente nos olhos dos nossos profissionais”, afirmou o secretário.

Como mediadora da reunião, a coordenadora do Programa Favela 3D, Inaimara Medrado, afirmou que o objetivo principal da conversa com os servidores da Assistência Social é aproximar os técnicos e potencializar o atendimento às necessidades dos usuários região.

“O Programa Favela 3D existe no Brasil em três pilotos (Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo) e por se tratar de uma metodologia inicialmente elaborada e aplicada em São Paulo, estamos tentando adaptar ao nosso território juntamente com quem está atuando no combate à vulnerabilidade social. Estamos buscando resultados através de reuniões semanais com os secretários, e mensais com o prefeito. Como um todo, teremos a junção de iniciativas potencializando o projeto e impactando vidas”, esclareceu a coordenadora.

Iara Alencar (estagiária) / Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h