Assistência Social promove curso para conselheiros municipais de Direitos da Cidadania LGBT+

Curso ocorreu nesta quarta-feira (7) e terá continuação no dia 13 de dezembro

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 07/12/2022 às 11:14
Assistência Social promove curso para conselheiros municipais de Direitos da Cidadania LGBT+
Curso terá continuação no dia 13 de dezembro. Foto: Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu, nesta quarta-feira (7), o curso preparatório para conselheiros que fazem parte do Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT+ de Maceió. A capacitação é direcionada aos conselheiros, sociedade civil, bem como aos funcionários da Prefeitura de Maceió.

Entre os assuntos abordados, o professor da rede pública e vice-presidente do Conselho Municipal, Roberto Silva, destacou a legislação LGBTQIA+ no Brasil, o contexto histórico das políticas públicas na área e questões de saúde pública.

"A legislação para o público LGBTQIA+ tem uma trajetória de luta e resistência. Somos um país de dimensão continental e estamos numa posição muito alta no ranking de assassinato da população LGBT. O curso vem de encontro à necessidade real da sociedade civil e às demandas sociais, e é uma boa oportunidade para o poder público também contribuir para o entendimento do controle social, para os conselheiros e para todos os membros da sociedade civil, bem como funcionários da Prefeitura de Maceió", explicou Roberto.

Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT+

O Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT+ tem a missão de garantir e fiscalizar o cumprimento da política de defesa dos direitos desse público em Maceió. Os integrantes do conselho foram empossados no mês de julho, entre eles, representantes da sociedade civil e do poder público, que vão trabalhar juntos para formular e propor diretrizes de políticas públicas, em âmbito municipal, voltadas para defesa dos direitos LGBT, no biênio 2022 -2024.

"Eu achei muito importante a capacitação para que o movimento LGBTQIA+, como um todo, esteja bem informado e produtivo. Foram passadas diversas informações e eu desejo, desde já, que mais pessoas do nosso público tenham acesso a elas. Esses ensinamentos vão ser levados para a vida e serão compartilhados também na nossa comunidade", destacou o tesoureiro da Instituição ArtGay (Articulação Brasileira de Gays, Bissexuais e Homens Trans em Alagoas).

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h