Assistência Social promove capacitação para colaboradores sobre apoio a vítimas de violência sexual

Redação 30/08/2021 às 09:30
Assistência Social promove capacitação para colaboradores sobre apoio a vítimas de violência sexual

Iniciativa contou com a participação de conselheiros e do secretário de Assistência Social, Carlos Jorge

A Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Rede de Assistência às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), iniciou capacitação para servidores e colaboradores da pasta. Pensando em habilitar conselheiros tutelares e de direito de forma dinâmica, a primeira etapa ocorreu na manhã desta segunda-feira (30), de forma híbrida.

Com o objetivo de dar suporte profissional e identificar vítimas de violência sexual, a iniciativa contou com a participação de conselheiros e do secretário de Assistência Social, Carlos Jorge. A primeira parte da capacitação contou com a presença do assistente social da RAVVS, Elias Lourenço.

Segundo Elias, eventos como este mostram a preocupação da gestão em querer amenizar um grande problema presente na sociedade. Para o mediador, é necessário que intervenções sejam feitas visando abraçar e mostrar suporte às vítimas, que por muitas das vezes permanecem caladas por conta das ameaças.

“É importante que façamos reflexões sobre a violência sexual. Como sociedade, é necessário que todos se atentem as manifestações, aos possíveis indicadores desse tipo de agressão. As vítimas podem não verbalizar, mas as sequelas das brutalidades estão sempre claras nos comportamentos diários. Ações como esta qualificam profissionais para verificar, amparar e antecipar tragédias”, explicou o assistente social.

Para Carlos Jorge, a qualificação tem grande valor social no que diz respeito ao próximo. Ele explicou que é preciso sempre aprimorar os mecanismos de proteção e defesa dos profissionais que fazem parte da Semas e dialogar com a sociedade para que todos sejam assistidos de forma íntegra.

“A violência sexual é uma das maiores tragédias que existe. A consequência disso é a dificuldade socioemocional e traumas psicológicos que são deixados como sequela. Pensando nisso, essa parceria entre Semas e RAVVS veio para fundamentar e quebrar estigmas sociais. Devemos estar atentos aos sinais e precisamos dar suporte a quem precisa. Às vítimas de violência sexual, é importante que vocês façam a denúncia e tenham em mente que não estão sozinhas nessa luta”, afirmou o secretário.

Próximas habilitações

Os interessados em participar podem se inscrever através do link e podem escolher a capacitação nos dias 31 de agosto, às 14h ou se preferirem, no dia 01 de setembro, às 19h. A qualificação será transmitida de forma online, na plataforma do Telessaúde no YouTube.

Iara Alencar (estagiária)/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h