Assistência Social participa de seminário sobre cenários de migrações em Alagoas
Apresentação mostrou o atendimento da Semas aos indígenas da etnia Warao em Maceió
Com objetivo de mostrar o trabalho realizado com o indígenas da etnia Warao em Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participou nesta terça-feira (22), do seminário: 'O Cenário das Migrações no Estado de Alagoas', realizado na sede do Ministério Público Federal de Alagoas, no Barro Duro.
Durante a apresentação, a assistente social Emy Oliveira, representante da Semas no evento, destacou como a política pública de Assistência Social no Brasil garante a proteção integral aos imigrantes e a indígenas estrangeiros de qualquer nacionalidade e etnia, a partir do que estabelece o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Além disso, a assistente social mostrou as vulnerabilidades deste público, como a situação de pobreza, insegurança alimentar, dificuldades na comunicação, desconhecimento de direitos e serviços públicos e a xenofobia.
“Essa apresentação foi importante para expor o trabalho de atendimento aos indígenas da etnia Warao. Mostramos que em Maceió estamos fazendo tudo dentro das políticas já previstas, buscando acompanhar essas famílias, garantindo os direitos desses imigrantes no Brasil”, explicou Emy.
Trabalho da Assistência Social com os imigrantes em Maceió
Até o momento, a Prefeitura de Maceió já atendeu a 13 grupos familiares indígenas da etnia Warao. Foram realizadas ações na área de Assistência Social, Educação e Saúde, desde 22 de março de 2021. Todas essas famílias já receberam ou continuam recebendo o auxílio moradia ofertado pela Semas, como também receberam cestas básicas e tickets alimentação.
Todos os núcleos familiares foram inseridos no Cadastro Único, com cadastros atualizados, sendo todos beneficiários do Auxílio Brasil, além de já terem e recebido o auxílio emergencial, a fim de superarem a situação de extrema vulnerabilidade social em que se encontravam.
Atualmente, sete grupos familiares continuam sendo acompanhados, formando um total de 32 pessoas. Recentemente essas famílias atualizaram os dados cadastrais do CadÚnico e fizeram o cadastro para o Cartão Criança Alagoana (CRIA). Outras famílias se mudaram para o interior do estado, a exemplo do município de Arapiraca.
O encontro ocorreu na sede do Ministério Público Federal e foi realizado pela Procuradoria da República em Alagoas, Cáritas Brasileira, Cáritas Arquidiocesanas de Maceió e Defensoria Pública da União com o apoio da Inter American Foundation (IAF), órgão governamental dos Estados Unidos, que ajuda comunidades das américas Central e do Sul.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h