Assistência Social inicia rodada de encontros semanais com lideranças comunitárias
No primeiro momento, foram convidadas 30 pessoas
A Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas) realizou nesta terça-feira (18) o primeiro encontro semanal do secretário e diretores com líderes comunitários de bairros da Capital. No primeiro momento, foram convidadas 30 pessoas, e toda terça novos representantes das comunidades visitarão a secretaria para um café da manhã onde poderão apresentar demandas.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Claydson Moura, os encontros com as lideranças seguem a determinação do prefeito JHC de aproximar a Prefeitura da população, ouvindo as necessidades e informando sobre os serviços prestados no Município.
“Não podemos fazer gestão sem ouvir as necessidades das pessoas que moram nos bairros, que vivem os problemas, que precisam dos serviços. Se a Assistência Social quer promover uma capacitação, nós temos a obrigação de saber qual é a necessidade de capacitação daquela comunidade. Se as pessoas estão tendo dificuldade para acessar um serviço, nós só vamos saber se estivermos próximos. Por isso nós iniciamos esses encontros e não vamos parar mais”, afirmou.
O líder Edvaldo Carlos, representante dos conjuntos Bela Vista 1 e Renato Paiva Lima, no Benedito Bentes 2, compareceu ao evento e destacou que a reunião ainda permite que as organizações sociais conheçam os trabalhos umas das outras.
“Essa relação com as organizações sociais é muito importante, é uma porta de diálogo, de conhecimento, para que um possa conhecer o outro. As lideranças precisam ser vistas, porque são elas que detectam os problemas da comunidade, que podem atuar junto aos Cras, aos Creas e a todos os aparelhos da Assitência”, destacou.
Nadiene da Costa, líder do Cidade Sorriso 1, no Benedito Bentes 2, contou que a aproximação da Semas com a comunidade já começará a render frutos. A pedido dos moradores, o prédio onde funcionava o Cras do Cidade Sorriso, que estava parado e servindo como ponto de consumo de drogas e prostituição, foi reformado e vai virar um centro de apoio comunitário.
“Hoje o prédio está lindo e vai ser entregue em breve, para abrir as portas para as pessoas fazerem aula de judô, de violão, de xadrez. Vai ter equipe de saúde, equipamentos. Lá a comunidade é muito carente, então esse apoio vai trazer muitas crianças e adolescentes e vai tirar muita criança do tráfico”, comemorou.
O secretário adjunto da Semas, Leandro Costa, participou do encontro e confirmou os resultados positivos do diálogo entre Prefeitura e comunidade. “Seguindo as orientações do prefeito JHC, a Semas se aproxima da comunidade, dialogando com as pessoas, e isso tem mostrado efeito, que é atender as demandas da população que necessita. Podemos prestar informações, dar mais atenção e entender as necessidades deles. Nosso papel é reforçar o ótimo trabalho que já tem sido feito”, declarou.
Também estiveram presentes no evento a diretora de Proteção Social Básica, Aline Pedrosa, a diretora de Proteção Social Especial, Tatiana Boia, a diretora Administrativa, Mônica Peixoto, e o chefe de gabinete, Orlando Rogério.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h