Assistência Social firma parceria com Casa de Ranquines e aumenta vagas para acolhimento

Foram ampliadas em 100 vagas conforme informou o secretário de Assistência Social, Claydson Moura

Deborah Freire/Ascom Semas 01/08/2022 às 14:59
Assistência Social firma parceria com Casa de Ranquines e aumenta vagas para acolhimento
Secretário de Assistência Social e administrador da Casa de Ranquines assinaram o termo nesta segunda-feira / Foto: Ascom Semas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) firmou mais uma vez parceria com a Casa de Ranquines, instituição não governamental que atua no acolhimento de pessoas em situação de rua, para manter e ampliar o atendimento realizado em Maceió. Serão destinados à instituição R$ 600 mil pela execução dos serviços pelo período de seis meses.

Atualmente, a Casa de Ranquines já atende quase 400 pessoas de forma permanente pelo período de até seis meses, quando elas recebem além do acolhimento, alimentação, serviços de saúde, educação e encaminhamento ao mercado de trabalho, e outras 500 pessoas com distribuição de refeições e outros cuidados.

Com o termo de colaboração assinado nesta segunda-feira (1º) pelo secretário de Assistência Social, Claydson Moura, e pelo administrador da instituição, Frei João Maria, a parceria se renova e o total de vagas é ampliado em mais 100.

De acordo com o secretário, a Assistência Social quer garantir que os recursos públicos municipais sejam investidos em instituições sérias e que prestem o serviço necessário aos moradores de Maceió para que eles recebam os cuidados necessários.

“O Frei João possui um trabalho extraordinário na Casa de Ranquines, que é um ambiente sempre muito limpo, muito cuidadoso. As pessoas que estão lá são tratadas com humanidade, como têm que ser, por isso vamos investir recursos lá. Toda instituição que tiver a seriedade que a Casa de Ranquines tem, nós vamos nos aproximar, para ficar cada vez mais perto da comunidade”, declarou.

Parceria entre a Semas e a Casa de Ranquines foi reafirmada. Foto: Ascom Semas
Parceria entre a Semas e a Casa de Ranquines foi reafirmada. Foto: Ascom Semas

De acordo com Frei João, muitas das pessoas que são atendidas nos imóveis da instituição, no Jaraguá e no Centro, estavam em situação de rua, mas há ainda aqueles que saíram do sistema prisional e não encontraram oportunidades de trabalho e pessoas que perderam tudo após ficarem desempregadas.

“Lá prestamos acolhimento integral e as pessoas ficam lá por até seis meses, enquanto viabilizamos aluguel social, emprego para que elas possam tocar a vida e seguir em frente. É muito importante que mais uma vez firmamos essa parceria com a Secretaria de Assistência Social”, afirmou.

A diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Boia, comemorou a assinatura do termo de fomento por mais um ano.

“O Município sempre teve parceria com a Casa de Ranquines, inclusive na pandemia, quando ela foi incluída na modalidade acolhimento, e estamos reforçando, fortalecendo e ampliando esse serviço porque entendemos que a conjuntura atual faz com que as pessoas se tornem mais vulneráveis. A Semas trabalha para reduzir as problemáticas sociais e fazer com que as pessoas consigam retomar suas vidas com toda qualidade e competência que a Secretaria pode ofertar na forma de serviços”, disse.

Assistência Social firma parceria com Casa de Ranquines e aumenta vagas para acolhimento
SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h