Assistência Social e SMTT promovem capacitação de motoristas

Redação 29/07/2021 às 10:41
Assistência Social e SMTT promovem capacitação de motoristas

Atividades educativas são importantes para orientar condutores durante a sua jornada diária de trabalho

A Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), promoveu uma capacitação para os motoristas da Semas. Pensando em orientar os condutores a como se portar durante a jornada de trabalho, a palestra educativa aconteceu em duas etapas, sendo uma delas na quarta-feira (28) e e a última nesta quinta-feira(29).

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, a ação articulada pela Coordenação Geral de Gestão de Trabalho da Semas, marcou o retorno de atividades educativas permanentes ainda no período de pandemia.

“Esses profissionais desempenham um papel muito importante na estrutura da Assistência Social. Essa capacitação irá auxiliar nossos motoristas a entender mais sobre inteligência emocional para atuar e participar ativamente dos serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade social”, pontuou Carlos Jorge.

Equipe de Educação de Trânsito realizou o treinamento dos motoristas. Foto: Ascom Semas

Segundo o agente de trânsito da SMTT, Eduardo Freire, a capacitação tem objetivo de orientar o motorista a ter mais cautela, além de orientá-los a como agir diante de momentos delicados e de stress no trânsito.

“Os condutores precisam entender que são defensores de vidas e não apenas transportadores de passageiros. Tem que existir responsabilidade no trânsito e é necessário que todos entendam que o controle emocional é fundamental na tomada de decisões e na hora de estabelecer relações humanas. O veículo é um instrumento de trabalho, mas também pode ser uma arma”, explicou o agente.

Para o assessor de transportes da Semas, Raphael Lamenha, a capacitação, que reuniu cerca de 20 motoristas, serviu para esclarecer dúvidas comuns e reforçar o conhecimento prévio dos condutores.

“A palestra educativa foi de extrema importância. Nela foram apresentadas as atualizações de resoluções e normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e esclareceu dúvidas comuns entre os motoristas. A finalidade de ações como esta é estimular a participação dos motoristas com perguntas e reflexões”, afirmou.

Iara Alencar (estagiária) / Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h