Assistência Social de Maceió comemora festejos juninos com usuários
Centros de Referência de Assistência Social estão em clima junino
Com muita animação, arrasta pé, milho e canjica, os festejos juninos chegaram aos equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Área Lagunar, promoveu um evento festivo com o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no salão do Clube Fênix Alagoana, no Centro da cidade.
Os 50 idosos aproveitaram a festa vestidos com trajes típicos da época junina. A comemoração contou com apresentações de grupo de danças temáticas, quadrilha junina, Forró Pé de Serra e as sanfoneiras. A educadora social do Cras Área Lagunar, Ana Cristina Lima, destacou o objetivo da ação e definiu a festa como 'inesquecível'.
"Foi uma festividade inesquecível no Clube Fênix Alagoana para o grupo de idosas, cuja finalidade foi resgatar nossas raízes priorizando a pluralidade cultural nordestina de maneira resplandecente e animada. Não faltou empolgação, vestidos bonitos e bastante animação sem contar a diversidades de comidas típicas", disse a educadora social.
Participante das atividades do Cras há mais de cinco anos, a aposentada Salomé Mota, 72 anos, contou que a festa foi maravilhosa e que espera mais eventos assim.
"Eu amei a festa junina do Cras Área Lagunar! Eu e meu marido dançamos muito e aproveitamos as comidas típicas. Deu para perceber que tudo foi feito com muito carinho pela equipe do Cras. É uma época muito boa de comemoração. Agradeço muito a eles e espero que continuem esse trabalho", destacou a aposentada.
Já no Cras Selma Bandeira, no Benedito Bentes, foram as crianças que puderam desfrutar de diversas atividades alusivas à temática de São João. Na ocasião, cerca de 50 meninos e meninas brincaram, dançaram forró e comeram as comidas típicas da época. Além disso, foi promovida uma roda de conversa sobre a tradição junina e os cuidados com a saúde nesse período, tais como o uso de fogos de artifício e também sobre a importância da vacinação contra a Covid-19.
A coordenadora do Cras Selma Bandeira, Ana Lúcia Nogueira, destacou a importância de concretizar ações que exponham a cultura local para os mais jovens, e explicou também que foi um dia de refletir sobre pautas relevantes para os pequenos.
"A importância de realizar essas atividades é principalmente pelo fortalecimento dos vínculos entre o Cras e a comunidade. Trazendo um sentimento de pertencimento para esses jovens, mostrando que nossa cultura é linda e devemos nos orgulhar dela. Mas também foi uma data para nos reunirmos e falarmos de temas sérios como a vacinação, prevenção e os cuidados nesse período. De qualquer forma, foi um dia muito feliz, com diversão do começo ao fim", pontuou.
Mas a animação não vai parar por aí. Nesta quarta-feira (22) será a vez do grupo de idosos do Serviço de Convivência do Cras Selma Bandeira. Assim, os representantes da terceira idade também poderão aproveitar o São João nos equipamentos da Assistência Social de Maceió.
Na quinta-feira (23), o Serviço de Convivência do Lar São Domingos com o Cras Pitanguinha vai celebrar o São João juntos.
Além disso, a sede da Semas, também receberá os festejos juninos, nesta quarta (22).
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h