Assistência Social combate trabalho infantil no São João do Biu
Casos identificados serão acompanhados pelo Creas e Cras; já as famílias vão ser inseridas no Cadastro Único
Nesse mês de combate ao trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando ações preventivas e de busca ativa para coibir a prática no São João de Maceió. Neste fim de semana, a ação ocorreu no São João do Biu, na Praça Padre Cícero, durante os shows.
A ação foi realizada pela Coordenação Municipal de Enfretamento ao Trabalho Infantil/Peti Volante, Serviço de Abordagem Social (Seas), Coordenações de Direitos Humanos e Conselhos Tutelares. Durante a ação foram abordados ambulantes e barraqueiros alertando-os dos perigos e prejuízos do trabalho infantil.
Segundo a psicóloga da Semas, Lidiane Guedes, foram encontradas crianças em algumas barracas acompanhadas dos pais.
"Foram encontradas 35 crianças em situação de trabalho infantil. Fizemos um trabalho educativo com os responsáveis mostrando os riscos dessa prática. Os casos identificados serão encaminhados aos Creas para o acompanhamento familiar”, explicou.
As crianças caracterizadas em situação de exploração são encaminhadas também, pela Semas, aos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal. As medidas protetivas também incluem diálogo com os pais.
A ação preventiva continuará no Tabuleiro e no estacionamento de Jaraguá com distribuição de folders e cartazes da Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil entre os ambulantes e vendedores. Durante os shows do São João de Maceió, de 23 a 29 de junho, também haverá plantão das equipes da Semas para identificar casos de trabalho infantil e fazer os encaminhamentos necessários.
Conselhos Tutelares
Nos dias dos festejos do São João de Maceió, os Conselhos Tutelares da capital estão funcionando em sistema de plantão. Além do Conselho Tutelar, denúncias de violação de direitos podem ser feitas diariamente através do Disque 100.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h