Aleitamento materno é tema de capacitação

Qualificação contou com a participação de cerca de 60 supervisores e visitadores do programa Primeira Infância Cidadã

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 14/09/2022 às 13:50
Aleitamento materno é tema de capacitação
Capacitação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Supervisores e visitadores do Programa Primeira Infância Cidadã participaram de uma formação continuada sobre a importância do aleitamento materno. A capacitação ocorreu nesta quarta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro. 

Cerca de 60 profissionais que trabalham diretamente com o programa receberam informações sobre os períodos pré-natal, gestacional e puerpério e a importância da amamentação ser incentivada como único meio de alimentação de crianças de 0 a 6 meses. 

Cerca de 60 supervisores e visitadores participaram da formação. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Cerca de 60 supervisores e visitadores participaram da formação. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“A capacitação já faz parte do planejamento e das ações do programa, juntos às famílias e gestantes. Essa temática é discutida, junto com as mães durante o ano todo. No mês de agosto intensificamos com mais atividades, porém nesse processo é necessário que haja capacitações e momentos de formação, para que nossa equipe possa levar a melhor informação e orientação para dentro das casas visitadas”, explicou a coordenadora do programa na capital alagoana, Wellida Santos.

Além da importância do aleitamento materno, a capacitação também falou sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), que é o conjunto normas que regulam a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade.

Psicóloga Maely Nunes abordou sobre a NBCAL. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Psicóloga Maely Nunes abordou sobre a NBCAL. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“A nossa proposta hoje foi trazer um esclarecimento sobre o aleitamento materno e sua importância. Para isso, trouxemos também a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras. A gente sabe que o programa é um programa que lida com famílias que estão em extrema vulnerabilidade social, e devemos sempre incentivar o aleitamento materno", pontuou a psicóloga do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres e facilitadora nacional da Estratégia Amamente e Alimenta Brasil, Maely Nunes.  

Primeira Infância Cidadã apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Primeira Infância Cidadã apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Trabalhando como visitadora há três anos no Programa Primeira Infância Cidadã, Cristiane Ferreira, ressaltou a importância do momento e como ele vai ser importante para as futuras visitas às famílias.  

“Foi um momento rico, pois nós estamos na linha de frente, junto com as famílias e muitas dúvidas que esse público tem, somos nós quem tiramos. Então, hoje é de extrema importância e aprendizado, para que sejamos multiplicadores do incentivo ao aleitamento materno”, comentou a visitante.  

Primeira Infância Cidadã 

O programa Primeira Infância Cidadã/Criança Feliz  apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. O programa facilita o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitem do acompanhamento da chamada primeira infância. 

Mantido pelo governo federal, o público alvo compreende crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. 

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h