Adolescentes de abrigos recebem certificados de oficinas de formação
Programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Alagoas, visa capacitar os adolescentes acima de 14 anos que estão nos abrigos para o mercado de trabalho

Adolescentes da Unidades de Acolhimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) participaram de várias oficinas do Programa Novos Caminhos do Tribunal de Justiça de Alagoas, com a parceria do Senai e receberam os certificados no último sábado(29). Ao todo, 38 adolescentes participaram do programa.
Segundo Glaucya Barros, assistente social da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ/AL, o programa Novos Caminhos é do Conselho Nacional de Justiça e tem o objetivo do capacitar os adolescentes acima de 14 anos que estão nos abrigos para o mercado do trabalho. “Eles participaram ao todo de 10 oficinas e foi bastante positivo, porque abriu mais os horizontes e as oportunidades para a vida deles. A primeira etapa foram as oficinas. Eles puderam conhecer cada área de aprendizagem nessas oficinas e agora eles vão poder escolher uma das que eles conheceram e que mais se identificaram para se profissionalizar no Senai”, explicou.
Os adolescentes participaram das oficinas de brioche, de sonhos, de fabricação de placas de gesso, conhecendo a eletricidade, empreendedorismo, técnicas de formação do preço, inteligência artificial, troca de óleo automotivo, tratamento de efluente e gerenciamento de estoque.
Juliana Santos, da Casa Lar, gostou muito de fazer a oficina de brioches e vai poder fazer um curso profissionalizante. “Agora meu sonho é fazer o curso de padeiro, e quem saber poder trabalhar com isso no futuro”, falou a menina.

Para a coordenadora da Casa Lar, Rickelane Gouveia, essa iniciativa garante o direito a equidade para os adolescentes das unidades de acolhimento. “Vemos nesse programa um olhar diferenciado para os adolescentes, pois promoveu a inclusão de meninos e meninas permitindo que todos pudessem participar, independente das deficiências que tinham. É muito gratificante essa parceria. Agradecemos ao apoio da Semdes, do TJ/AL e do Senai, com esse olhar para inclusão”, pontuou.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h