Ações educativas marcam Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil em Maceió
Iniciativa prossegue até o dia 14 de junho para 600 ambulantes cadastrados no São João Massayó
Nesta quarta-feira (12), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. E para sensibilizar os ambulantes que vão trabalhar no São João Massayó, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) deram orientações sobre o combate a essa prática.
A palestra foi ministrada durante o Curso de Boas Práticas realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc). A atividade também acontecerá nos dias 13 e 14 de junto para um total de 600 ambulantes. Além da Semdes, o curso contou com orientações da Vigilância Sanitária, Procon, Semsc e Alurb.
Segundo Marcia Melo, diretora-geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente essa ação demonstra a sensibilidade da Prefeitura de Maceió com os mais vulneráveis, oferecendo serviços de combate e prevenção ao trabalho infantil, em grandes eventos como o São João. “O trabalho infantil é uma violação de direito e é crime. Temos que combatê-lo juntos e proteger nossas crianças. Durante o São João, também distribuiremos pulseiras de identificação para crianças”, disse.
O representante da CMETI, João Medeiros, destacou que esse trabalho é feito em parceria. “Nos dias do evento, iremos fiscalizar e orientar os ambulantes. É importante estarem atentos para não colocarem crianças e adolescentes para vender produtos, para que façamos um São João bonito e sem trabalho infantil”, alertou.
A psicóloga do Serviço de Abordagem Social, Daniela Almeida, também falou do trabalho que será desenvolvido pelas equipes da Semdes nos dias de eventos. “Faremos identificação e busca ativa de crianças em situação de trabalho infantil e também ofereceremos os serviços da Assistência Social nesses casos e faremos encaminhamentos, sempre orientando que crianças e adolescentes devem ser mantidos longe de qualquer atividade de risco”, explicou.
Mais ações
Como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, o Serviço de Convivência do Centro de Referência De Assistência Social (Cras)Área Lagunar promoveu uma tarde de mobilização nos corredores do Maceió Shopping com os grupos de crianças e adolescentes, com abordagem e panfletagem.
A atividade teve o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da garantia dos direitos de brincar, estudar e sonhar, vivências próprias da infância e adolescência.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h