Ações de combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil ganham as ruas de Maceió
Atividades foram concentradas no Centro da capital e no Benedito Bentes
Nesta quinta-feira (18) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pensando na representatividade da data, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) promoveu uma ação de conscientização e prevenção nos bairros de Maceió.
Cerca de 70 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras Área Lagunar, Cacilda Sampaio, Pitanguinha e do Creas Orla Lagunar participaram da atividade que contou com panfletagem, distribuição de informações sobre canais de atendimento e esclarecimentos sobre o tema, no bairro Centro. A pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina, revelou os objetivos da iniciativa.
“Pouca gente conhece essa data que é emblemática no calendário brasileiro, que marca a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por isso, nós viemos aqui, para mostrar para esse público que passa aqui no Centro, como denunciar esses casos e conscientizar acerca do tema”, explicou a pedagoga.
A pequena Ana Clara, 8 anos, mandou um recado para a população. "Vamos todos combater esse abuso, para que não aconteça mais com nenhuma criança, eu acredito nisso", ressaltou.
Já a Andressa Gabrielle, 10 anos, destacou a sensação de participar da ação. “É uma sensação muito boa estar aqui e poder ajudar no combate ao abuso e à exploração sexual, porque eu desejo que isso nunca mais aconteça com ninguém. Acho que por isso temos que estar sempre fazendo essas ações, pro povo saber”, reforçou.
As atividades em alusão ao dia 18 de maio também se estenderam ao bairro Benedito Bentes, com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira em parceria com o Creas Benedito Bentes.
A coordenadora do Cras Selma Bandeira, Ana Lúcia Nogueira, pontuou como foi feito o trabalho de conscientização na região. “Conversamos com as pessoas que transitavam nas proximidades, com os passageiros dentro do terminal e os trabalhadores do local. Orientamos sobre as diversas faces da exploração sexual, as implicações psicológicas, físicas e sociais nas vidas das crianças, adolescentes e famílias. Divulgando também sobre os canais de denúncia e distribuindo os panfletos informativos”, frisou a coordenadora.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data emblemática oficializada pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de oito anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.
Telefones úteis
Delegacia Especializada de Crime Contra e Adolescente (DCCCA)
A delegacia funciona das 8h às 18h, na Rua Abdon Assis Inojosa Andrade, Jatiúca. O telefone de contato é o (82) 3315-9941 ou ainda pelo email [email protected].
Conselhos Tutelares
Disque 100
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h