Acessuas Trabalho inicia novas turmas com mais de 200 usuários
Oportunidades serão para os cursos de auxiliar administrativo, costureiro sob medida, eletricista instalador predial, mecânico de moto e padaria

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes), através do Programa Acessuas Trabalho, iniciou novas turmas de cursos profissionalizantes, na última segunda-feira (6). A ação ocorreu no Senai Poço, com 220 alunos matriculados.
As turmas são para os cursos de auxiliar administrativo, costureiro sob medida, eletricista instalador predial, mecânico de moto e padaria, em parceria com o Senai Poço, beneficiando 1.700 pessoas em vulnerabilidade social com formação profissional.
Jane Cleide, 60 anos, não escondeu a sua felicidade ao conseguir a oportunidade para se tornar uma costureira e melhorar de vida através do empreendedorismo.
"Essa é uma ação muito linda e importante, principalmente em ter a oportunidade, mesmo com a idade avançada de me profissionalizar, construir meu empreendimento e melhorar de vida. Todos estão de parabéns pela iniciativa", contou.
O programa desenvolve atividades como mapeamento de vagas de trabalho, preparação de currículos, oficinas de como se portar em uma entrevista de emprego, identificação de habilidades e suas potencialidades, encaminhamentos para cursos de qualificação e para vagas no mercado de trabalho. Além disso, os alunos terão direito a transporte e lanche.
O secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, falou sobre o programa. "São oportunidades como essas, que vidas são transformadas, e por isso damos continuidade de corpo e alma a este programa tão lindo e importante. Espero que todos agarrem essa chance e aproveitem o máximo, pois esse é o nosso objetivo", destacou.
Como participar
Os interessados devem ter entre 14 a 64 anos. Basta procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próxima para se inscreverem no programa.
Serão priorizadas pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, usuárias de serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais, com atenção especial para egressos do trabalho infantil, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados, mulheres em situação de violência, população LGBTQIA+ e outras comunidades vulneráveis.
Os selecionados participam de quatro encontros no mês com orientações e oficinas ligadas ao mundo do trabalho. Depois, os usuários serão encaminhados aos cursos no Senai.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h