Abrigo provisório recebe famílias afetadas pelas chuvas
Equipamento da Assistência Social funciona na Travessa 13 de Maio, 151, no Jaraguá
![Abrigo provisório recebe famílias afetadas pelas chuvas](https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/_850x560_crop_center-center_none/26-05-22-Abrigo-para-familias-vitimas-das-chuvas-SEMAS-Jaragua-Foto-Celio-Junior-3.jpg)
Na última semana, as fortes chuvas deixaram famílias desabrigadas e desalojadas e o abrigo provisório da Prefeitura de Maceió, no bairro Jaraguá, já está recebendo essas famílias.
Segundo o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, o novo abrigo foi montado de forma preventiva para esse período chuvoso.
“Pela experiência do ano passado, vimos a necessidade de uma unidade de acolhimento bem equipada para atender famílias que necessitem de acolhimento nessa época das chuvas. Pensamos em cada detalhe para melhor atender a população de forma célere e com toda logística da Assistência Social integrada à Defesa Civil, explicou Carlos Jorge.
O abrigo provisório, que funciona na Travessa 13 de Maio, 151, no bairro Jaraguá, já recebeu mais de 50 pessoas e tem capacidade para 120. Uma delas é a Jacyara da Silva, de 26 anos, moradora de Riacho Doce, que chegou no abrigo com o marido, o filho e mais sete membros da família, na última quarta-feira. Ela contou que a barreira próxima à casa dela cedeu, afetando a residência dela e de outros dois imóveis da família.
“A Defesa Civil foi até lá e nos encaminhou aqui pro abrigo e fomos bem recebidos. A minha preocupação era a minha avô que é idosa. Agora estamos mais tranquilos porque ela está segura aqui no abrigo e estamos todos bem”, disse Jacyara .
A marisqueira, Adriana Maria, 32 anos, está no abrigo com o marido e seu filho, Davi de 1 ano. Eles moram na orla lagunar.
“Aqui me atenderam muito bem. A comida também é boa. A assistente social me atendeu para ver o que a gente precisava e até me orientou para eu levar meu filho ao médico, porque ele tem um problema de saúde”, contou Adriana.
![Adriana Maria sendo atendida pela assistente social da unidade de acolhimento. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió](https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/_845xAUTO_crop_center-center_none/26-05-22-Abrigo-para-familias-vitimas-das-chuvas-SEMAS-Jaragua-Foto-Celio-Junior-2.jpg)
As famílias abrigadas no local estão sendo atendidas pela equipe de Benefícios Eventuais do Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA), para dar entrada no auxílio moradia, e em outros benefícios assistenciais, caso seja necessário.
É importante que as famílias afetadas acionem a Defesa Civil, no 199, para receberem os atendimentos necessários. Após o contato da família, a Defesa Civil fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência dessas pessoas para verificar a situação e encaminhá-las ao abrigo e a outros serviços da Assistência Social, como o auxílio moradia.
Auxílio Moradia
Até esta sexta-feira (27), foram encaminhadas 21 famílias para dar entrada no benefício eventual.
As famílias que estão dentro do perfil recebem o auxílio moradia no valor de R$ 250,00 para pagamento das despesas de locação residencial. O benefício é concedido por um período de seis meses, podendo ser renovado por igual prazo.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h