Abordagem Social realiza busca ativa e dá assistência a pessoas em situação de rua

Usuários são orientados e encaminhados aos serviços de proteção e acolhimento institucional

Vanessa Napoleão e Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 10/12/2023 às 09:00
Abordagem Social realiza busca ativa e dá assistência a  pessoas em situação de rua
Usuários são orientados e encaminhados aos serviços de proteção e acolhimento institucional. Foto: Ascom Semdes

No período de alta temporada, o número de pessoas em situação de rua aumenta consideravelmente na cidade.  Com isso, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social também realizam mais ações de busca ativa para prestar assistência a essas pessoas.

Um levantamento feito pela Semdes constatou que a prática de mendicância é feita por famílias que já possuem residência, sobretudo nos bairros periféricos da cidade, e que nessa época do ano, vão até a orla para tentar ganhar dinheiro através das doações.

Atualmente, o município de Maceió conta com cinco equipes de Abordagem Social, que cotidianamente buscam atender as necessidades imediatas desta população, além de assegurar articulações que visam a inserção na rede de serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, como as de saúde, educação e habitação.

As equipes são volantes e trabalham em plantões diurnos, das 8h às 16h e noturnos das 17h às 22h, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, realizando  busca ativa nas ruas, praças, estradas, espaços públicos onde ocorram atividades laborais, como feiras e mercados, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, prédios abandonados, praias, semáforos.

Trabalho das equipes acontece todos os dias da semana. Foto: Cortesia
Trabalho das equipes acontece todos os dias da semana. Foto: Cortesia

O Serviço Especializado em Abordagem Social é formado por equipes de educadores sociais que identificam famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, em situação de rua, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, uso abusivo de crack e outras drogas.

Segundo a coordenadora do serviço, Andreza Siqueira, as   equipes da Abordagem Social também fazem o encaminhamento para o acolhimento, no caso de pessoas que não tenham moradia e para aquelas que decidem aceitar o atendimento. “O acolhimento não é compulsório. A maioria das pessoas não quer, e é por isso que fazemos esse trabalho, porque elas podem mudar de ideia, para serem acolhidas no abrigo. Elas são encaminhadas para a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto, no Poço, ou para o abrigo São Vicente de Paula, em Jaraguá e Benedito Bentes".

"Também nesses abrigos é oferecido  acesso à documentação e  inclusão em programas sociais e também encaminhamentos para retorno à cidade de origem”, explicou.

Levantamento

Segundo  levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), entre maio e agosto deste ano foram realizados 917 atendimentos de pessoas em situação de rua. Na maioria dos casos, os principais motivos da vivência nas ruas predominam entre o alcoolismo e o uso de outras drogas, além do desemprego.

Em contrapartida, existe uma oscilação do número de pessoas em situação de rua durante o período de alta temporada devido a quantidade de pessoas de outros estados e municípios que visitam Maceió. O levantamento também constatou que a prática de mendicância é feita por famílias que já possuem residência, sobretudo nos bairros periféricos da cidade, sendo a maioria possuidora de benefícios socioassistenciais do Município.

Serviço

As equipes  do serviço funcionam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Jatiúca, Benedito Bentes, Santa Lúcia, Poço e Orla Lagunar. Caso identifique famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos o número para atendimento é o: (82) 3312-5907

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h