12ª Conferência de Assistência Social discute políticas públicas para Maceió

Evento contou com participação de representantes do município e de outros Estados

Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 27/06/2023 às 16:35
12ª Conferência de Assistência Social discute políticas públicas para Maceió
Evento aconteceu no Centro de Convenções Ruth Cardoso.Foto: Allan César/Secom Maceió

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)promoveram, na última terça-feira (27), a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O Evento aconteceu no Centro de Convenções Ruth Cardoso e contou com representantes do município e de outros Estados.

Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, foram realizadas discussões sobre as políticas públicas para o serviço de assistência social, debates sobre a temática e a avaliação das ações governamentais. O evento é voltado para aos usuários dos serviços da Semdes, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), representantes de entidades e pessoas interessadas sobre o tema.

A abertura contou com uma apresentação cultural dos servidores Alderir Souza e Ana Cláudia. Vestidos de Guerreiro, um histórico folguedo genuinamente alagoano, eles falaram sobre Maceió e suas individualidades através da arte e do humor para cerca de 350 delegados e convidados.

Apresentação cultural dos servidores Alderir Souza e Ana Cláudia. Foto: Allan César/Secom Maceió
Apresentação cultural dos servidores Alderir Souza e Ana Cláudia. Foto: Allan César/Secom Maceió

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Alessandra Hora, explicou que essa conferência representa uma estruturação dos serviços de assistência social. “É um momento muito importante para nós. Com a participação de usuários, técnicos e gestores, podemos construir políticas públicas para efetivar ações do município”, explicou a presidente.

Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, a secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, a representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate, Késsia Oliveira, o representante do Fórum Nacional da População de Rua, Rafael Machado, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Daniella Gazzaneo, a representante dos trabalhadores de assistência social, Marta Aragão, entre outras autoridades.

Em sua fala, Fernando Davino destacou a importância de enxergar a assistência social como uma política pluralizada.

Fernando Davino falou da importância especial da participação dos usuários. Foto: Allan Cesar/ Secom Maceió
Fernando Davino falou da importância especial da participação dos usuários. Foto: Allan Cesar/ Secom Maceió

“É imperioso tratar a assistência social no conjunto amplo, buscando meios para afirmação de uma política pública de direito. Por isso, as parcerias com as organizações da sociedade civil são tão importantes. Fico muito feliz em ver a participação dos nossos usuários. Isso é muito relevante porque eles podem contribuir com suas propostas, de acordo com realidade em que vivem”, disse.

“Esse momento de reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é importante para ouvir e dar voz aos usuários dos equipamentos sociais, assim como fizeram comigo, assegurando seus direitos e a efetivação de políticas de assistência”, explicou Rafael Machado, Representante do Fórum Nacional de Pessoas em Situação de Rua.

Rafael Machado, contou sua experiência como usuário do Suas. Foto: Allan Cesar/Secom Maceió
Rafael Machado, contou sua experiência como usuário do Suas. Foto: Allan Cesar/Secom Maceió

A conferência magna com o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos", foi ministrada pela Professora Abigail Silvestre Torres da Pontifícia Universidade Católica PUC/São Paulo.

A assistente social e coordenadora de Situações Emergenciais da Semdes, Emy Oliveira, apresentou também o panorama da gestão municipal.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h