Xangô Rezado Alto promove celebração da cultura afro-brasileira em Maceió

Evento conta com uma programação diversificada que vai envolver redes de comunidades de terreiro

Myla Fernandes/Ascom Semce 20/03/2024 às 13:34
Xangô Rezado Alto promove celebração da cultura afro-brasileira em Maceió
Xangô Rezado Alto promove celebração da cultura afro-brasileira em Maceió

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), em parceria com representantes do movimento afro e da rede religiosa de comunidades tradicionais de matriz africana, o Xangô Rezado Alto é uma celebração marcante que destaca a cultura, a tradição e a religiosidade afro-brasileira.

Em mais uma edição, o evento conta com uma programação diversificada que vai envolver redes de comunidades de terreiro e a comunidade local nos dias 21, 22 e 25 de março (confira a programação no final da matéria).

Em três dias de ações, o evento acontece nesta quinta-feira (21), data que marca a luta Internacional contra o racismo, tendo início com um Ato Acadêmico, às 18h, na Associação Comercial, localizada no bairro Jaraguá. Serão realizadas premiações e palestras, proporcionando um espaço para reflexões e debates sobre a importância da valorização afrodescendente.

Na próxima sexta-feira (22) será realizado o Ato Religioso, a partir das 15h, com concentração na Praça Dom Pedro II, no Centro de Maceió. Um cortejo está programado para às 16h, seguido por apresentações culturais de grupos de Afoxés, Maracatus, Blocos Afro e Roda de Samba, além de discursos, encerrando às 17h30 na Praça dos Martírios, também no Centro da cidade.

A programação se estende até a próxima segunda-feira (25) com a Mostra de Cinema, que acontecerá às 18h30, no Cine Arte Pajuçara, no bairro Pajuçara. Serão exibidos filmes que abordam o Quebra de Xangô, ocorrido em 1912, proporcionando uma reflexão sobre aspectos históricos e culturais relacionados à religiosidade afro-brasileira.

O secretário titular da Semce, Dr. Cleber Costa, ressalta a relevância do evento como uma iniciativa de valorização da diversidade cultural e religiosa. Para ele, o Xangô Rezado Alto é uma oportunidade de união e respeito entre as diferentes comunidades que compõem a cidade de Maceió.

O professor Marco Antônio, figura influente do movimento afro em Maceió, destaca a importância do evento para fortalecer os laços comunitários e promover o diálogo intercultural. Segundo ele, o evento não só celebra a religiosidade, mas também contribui para o entendimento e respeito mútuo entre os diferentes grupos étnicos da cidade.

Assim, o Xangô Rezado Alto consolida-se como um marco no calendário de eventos de Maceió, enriquecendo a experiência cultural da cidade e promovendo a valorização da diversidade étnica e religiosa.

A celebração não apenas homenageia as tradições afro-brasileiras, mas também convida a comunidade a abraçar e valorizar a riqueza de sua herança cultural.

Programação:

Quinta-feira, dia 21 de março - Ato Acadêmico

18h - Premiações e palestras na Associação Comercial, no bairro Jaraguá.

Sexta-feira, dia 22 de março- Ato Religioso

15h - Concentração na Praça Dom Pedro Segundo, no bairro do Centro;

16h - Cortejo;

17h30 - Finaliza na Praça dos Martírios com apresentações culturais de grupos de Afoxés, Maracatus, Blocos Afro e roda de Samba, além de discursos.

Segunda-feira, dia 25 de março - Mostra de Cinema

18h30 - Sessões de cinema com filmes sobre o Quebra de Xangô de 1912, no Cine Arte Pajuçara, no bairro Pajuçara.

Programação da sexta-feira (22)
Programação da sexta-feira (22)
Programação completa
Programação completa