Semce e AACAL impulsionam projeto de centro de referência cultural em Maceió
Projeto de Centro de Referência da Cultura Popular e do Artesanato é apresentado na Semce
O Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), Dr. Cleber Costa, uniu esforços com a Associação dos Artesãos Criativos de Alagoas (AACAL) em uma reunião realizada nesta quinta-feira (4). Juntos, receberam o diretor de promoção das culturas populares do Ministério da Cultura (MinC), Sebastião Soares, para discutir uma iniciativa que promete valorizar e preservar a rica tradição artesanal de Maceió.
O Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Dr. Cleber Costa, destacou que esta parceria reflete o compromisso com a preservação e promoção da cultura local. "Estamos empenhados em fornecer os recursos e apoio necessários para tornar este centro de referência uma realidade, contribuindo assim para o desenvolvimento cultural e econômico de nossa região", disse Dr. Cleber que ainda ressaltou. "Juntos, estamos construindo um legado cultural duradouro para as futuras gerações".
Adriana Chaluppe, mestra artesã e presidente da AACAL, expressou entusiasmo com a parceria, destacando a importância de um Centro de Referência da Cultura Popular e do Artesanato. "Proporcionar um espaço onde os mestres artesãos possam compartilhar suas técnicas e conhecimentos com a comunidade é uma forma maravilhosa de promover a cultura local", enfatizou.
O diretor do Ministério da Cultura, reconheceu a relevância do projeto. Sebastião Soares pontuou a necessidade de preservar e transmitir as tradições artesanais para as gerações futuras.
"A criação de um centro de referência do artesanato em Alagoas é de suma importância para preservar e promover as culturas populares, especialmente o artesanato, que é tão significativo para o estado. Além disso, esse centro pode ser um local de formação para jovens e crianças, garantindo a continuidade dessas práticas culturais tão importantes. Fico feliz em ouvir sobre essas iniciativas e acredito que é fundamental compartilhar essas experiências e promover a preservação das tradições culturais", frisou.
Em consonância com essas vozes, é essencial que o Centro de Referência do Artesanato se consolide como um espaço de formação e celebração das culturas populares, garantindo a continuidade dessas práticas tão significativas para a capital alagoana.
Também estiveram presentes na reunião, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, e membros da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), evidenciando o apoio e engajamento da comunidade nesta iniciativa.
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Rua Melo Morais, nº 59, Centro. CEP: 57020-330
Telefone: (82) 3312-5820