São João Raiz celebra cultura popular e incentiva economia criativa

Vila junina feita de madeira pode ser reutilizada

Myla Fernandes/ Ascom Semce 20/06/2024 às 13:34
São João Raiz celebra cultura popular e incentiva economia criativa
Pinturas foram feitas sobre madeira e serão parte do acervo da Semce. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

O São João Raiz, evento realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), não apenas celebra as tradições juninas, mas também incorpora elementos artísticos e sustentáveis em sua execução.

Em 2024, o evento se destaca pela criação de uma vila junina feita inteiramente de madeira que será reutilizada, o que reflete um compromisso com o meio ambiente e a economia circular. Os festejos acontecem até o dia 28 de junho.

Toda a estrutura foi construída por mestres de obras especializados em madeira, garantindo que nenhum material seja desperdiçado.

As áreas instagramáveis, desenhadas à mão pelas talentosas meninas da Cena Cenografia, adicionam um charme artesanal ao espaço, proporcionando aos visitantes um local esteticamente agradável e ecologicamente consciente.

Além das estruturas de madeira, o São João Raiz homenageia a arte visual com quatro obras exclusivas do renomado artista plástico Persivaldo Figueroa. As pinturas, feitas sobre madeira, serão parte do acervo da Semce e ficarão expostas permanentemente no prédio da Secretaria após o evento.

As obras, intituladas "Viva São João", "Cai, Cai Balão", "Sanfoneiro Massa" e "No Balanço do Coco", formam uma vibrante colcha de retalhos que celebra a dança, a cultura popular, o artesanato, as festas juninas, o milho e os sanfoneiros – elementos essenciais da cultura nordestina.

Obras exclusivas do renomado artista Persivaldo Figueroa. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió
Obras exclusivas do renomado artista Persivaldo Figueroa. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

A secretária-adjunta da Semce, Andrelly Rocha, destacou a importância da reutilização e em colocar em prática a economia criativa. "Pensamos na sustentabilidade e no feito à mão, que são, de fato, pilares da economia criativa. Convidamos um artista visual para criar esses painéis especialmente para o evento, mostrando que é possível unir tradição e inovação de maneira harmoniosa", ressaltou.

Para Andrelly, o São João Raiz não é apenas uma festa, mas um verdadeiro mosaico de cores e tradições que destaca a riqueza cultural do Nordeste, promovendo a arte e a sustentabilidade de forma integrada. O evento é um exemplo de como a criatividade e a responsabilidade ambiental podem caminhar lado a lado, celebrando o passado, enquanto se constrói um futuro mais sustentável.

SEMCE

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Rua Melo Morais, nº 59, Centro. CEP: 57020-330
Telefone: (82) 3312-5820