Parceria entre secretarias municipais incentiva cultura e educação na Bienal

Atividades promovidas em conjunto entre as secretarias municipais de Educação e Cultura e Economia Criativa estimulam a leitura

Myla Fernandes/Ascom Semce 15/08/2023 às 18:11
Parceria entre secretarias municipais incentiva cultura e educação na Bienal
Parceria institucional estimula leitura na Bienal. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A cultura desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos e na construção de uma sociedade mais plural. Reconhecendo essa importância, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce), teve uma participação marcante na 10ª Bienal de Livros de Alagoas, com o projeto "Culturinha na Bienal". A iniciativa visa promover a cultura e incentivar a leitura entre as crianças e os jovens, mostrando a relevância do acesso à arte e ao conhecimento.

Com o objetivo de oferecer atividades interativas e educativas para os visitantes da Bienal. A Semce trouxe apresentações de peças, sarau, bonecos de fantoches, contação de histórias e oficinas. O espaço atraiu a atenção das crianças e adolescentes, estimulando o interesse pela leitura e aproximando-as do universo cultural.

Para o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce), Dr. Cleber, a participação da Semce na Bienal foi uma forma de incentivar a valorização da cultura e proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora. “Além de promover o prazer da leitura, o projeto ‘Culturinha na Bienal’, que foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Maceió, também amplia o repertório cultural dos jovens, aproximando-os de diferentes formas de expressão artística”, explicou.

Atividade lúdica como o Fantoche estimula leitura entre crianças. Foto: Joanathan Lins/Secom Maceió
Atividade lúdica como o Fantoche estimula leitura entre crianças. Foto: Joanathan Lins/Secom Maceió

De acordo com a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, essa parceria entre a Semed e a Semce é fundamental para o fortalecimento dos setores. “Não se faz educação de forma plena sem a cultura nem vice-versa. Por isso, é necessário pensar sempre em atividades interseccionais, como as que entregamos ao público na Bienal, estimulando o amor pela leitura por meio de atividades lúdicas que envolveram as crianças que visitaram o evento”, comentou.

Ainda de acordo com o titular da Semce, essa parceria entre a educação e a cultura é fundamental para a formação integral dos indivíduos.

“Deixo aqui o meu agradecimento por essa parceria que foi um sucesso e reforça a importância da cultura na formação dos jovens. A inserção da cultura na educação tem o poder de transformar a forma como os estudantes enxergam o mundo ao seu redor. Ela incentiva o pensamento crítico, a empatia e a criatividade, além de promover o respeito e a valorização das diferenças. É por meio da cultura que podemos formar cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para enfrentar os desafios da vida, além de deixá-los mais capazes de pensar, agir e transformar a sociedade em que vivem”, finalizou Dr. Cleber.