Maceió se organiza e debate implementação da Lei Paulo Gustavo

Prefeitura organizou oitivas para debater a maior política pública de cultura já aprovada no Brasil

Myla Fernandes/Ascom Semce 22/07/2023 às 15:38
Maceió se organiza e debate implementação da Lei Paulo Gustavo
Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

O setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19 e para minimizar esses efeitos, o Governo Federal sancionou a Lei Paulo Gustavo (LPG). E, o Município de Maceió realizou oitivas para debater a implementação da matéria.

Dos dias 17 a 21 de julho, no auditório da Uneal, no bairro do Poço, por meio de audiências públicas, representantes do cenário artístico e da sociedade em geral puderam manifestar suas opiniões e propostas para garantir que a Lei seja colocada em prática de forma eficiente e abrangente.

O secretário de Cultura e Economia Criativa de Maceió, Dr Cleber, destacou a importante participação de artistas, produtores, técnicos, gestores e representantes de entidades culturais nessas oitivas.

“O objetivo desses encontros foi analisar as demandas e necessidades do setor cultural, aprimorando e adequando a Lei para que ela possa atender com efetividade as expectativas da classe artística, bem como auxiliar na recuperação dos espaços culturais impactados pela crise sanitária. Então a participação de todos foi de extrema importância”, afirmou.

Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Ivana Iza, atriz, diretora e produtora cultural alagoana, participou das oitivas e ressaltou a importância do nome da lei. De acordo com ela, ter o nome de Paulo Gustavo é uma forma de relembrar tudo o que ele representa para o audiovisual brasileiro.

“Entendo que a LPG atende a todas as vertentes, não só o audiovisual. Atende a uma infinidade de segmentos. Estamos fazendo parte do maior recurso da história do audiovisual no Brasil, então, a importância é o fomento da cultura. Finalmente temos cultura, finalmente estamos fomentando cultura, uma cultura que foi destruída durante muitos anos. Nós vamos conseguir realizar todas as nossas produções culturais”, pontuou Ivana.

De acordo com o músico e representante do Fórum da Música, Antonio da Rosa, a LGP vem para trazer mais voz para o seguimento.

“Eu acredito que essa questão é de ter voz. A gente já vem trabalhando desde a Audir Blanc, na verdade, desde muito antes e em tantos outros segmentos. Fizemos parte das oitivas e entendemos a possibilidade de criar o diálogo de oferecer as nossas ideias enquanto seguimento. Acredito que isso foi necessário, importantíssimo e democrático”, explicou Antonio.

Arthur Celso, artista visual e fotógrafo, comentou sobre o processo das oitivas. “Estamos saindo daqui muito felizes. Além de sermos ouvidos, apresentamos uma proposta que foi origem de uma reunião do nosso fórum. Uma reunião realizada online, em que conseguimos uma grande representatividade da categoria. Hoje estamos aqui apresentando isso e podendo conversar frente a frente com os representantes da Prefeitura de Maceió”.

O evento contou com a participação de representantes do setor cultural, por meio de manifestações, contribuições e sugestões. Os cidadãos puderam expressar suas preocupações e expectativas em relação à Lei Paulo Gustavo. E assim, assegurar que as ações propostas sejam realmente representativas, atendendo as diferentes realidades do setor cultural.

SEMCE

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Rua Melo Morais, nº 59, Centro. CEP: 57020-330
Telefone: (82) 3312-5820